Linhas de crédito anunciadas pela CBF devem aliviar caixas de clubes

Confiança pode ser beneficiado com adiantamento de cotas (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Com o anúncio de linhas de créditos com recursos próprios para os clubes das séries A e B do Brasileirão, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve promover um alívio para as equipes que disputam as duas competições. Com vaga garantida na série B, o Confiança, por exemplo, deve acompanhar de perto as medidas, já que o clube também é um dos prejudicados com a paralisação das competições por causa da pandemia do novo Coronavírus.

Para as equipes da série B, a CBF anunciou o adiantamento de R$ 15 milhões sobre os valores que os clubes têm a receber de contratos de direitos de transmissão com o Grupo Globo. Segundo a CBF, em um acordo costurado entre a emissora, clubes e CBF, as primeiras parcelas do valor, previstas para abril, maio e junho, haviam sido reduzidas. Com o crédito de agora, obtido do cofre da própria CBF, os clubes recebem o valor integral das parcelas e pagarão o valor à CBF de forma diluída e sem juros, conforme informou a própria Confederação.

Já as 20 equipes da elite do futebol brasileiro, terão à disposição uma linha de crédito junto à CBF no valor de R$ 100 milhões, também com juros zerados. Os clubes utilizarão as próprias cotas a serem recebidas da TV e outras fontes de receita, como garantia para os empréstimos.

Com a pandemia e as paralisações das competições, os clubes brasileiros sofreram quedas nas receitas e o prejuízo exato ainda não pôde ser calculado. CBF, Governo, Federações e clubes têm discutido um calendário de retorno do futebol. Em alguns estados, clubes readaptaram suas rotinas para retomarem os treinos presenciais com atletas.

Por Ícaro Novaes
Com informações da CBF

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais