Melhor futebol do mundo

Há quem diga que o futebol brasileiro é desorganizado e incompetente, esta afirmação parece de certa forma contraditória. Se comparar os últimos resultados das competições internacionais envolvendo equipes brasileiras, pode se ver com tranqüilidade o contra-senso desta opinião. Das três últimas Copas do Mundo o Brasil venceu duas e ficou como vice-campeão em uma. Na mais recente edição da Copa América o Brasil se quer precisou da equipe principal para conquistar o título diante do seu mais ferrenho adversário, a seleção Argentina.

Na Copa das Confederações que aconteceu este ano na Alemanha, o Técnico Parreira teve o privilégio de dar folga a três dos seus principais jogadores e mesmo assim, conquistou mais um campeonato com sabor especial, os adversários da final foram nada mais, nada menos que eles, nossos “hermanos” argentinos. Para dar mais brilho as suas conquistas, o futebol brasileiro foi agraciado com a “tríplice coroa” pelos títulos das seleções principal em 2002, sub-20 e sub-17 em 2003. Deixando rivais e pessimistas ainda mais inconformados.

Os clubes brasileiros tiveram uma participação marcante na Taça Libertadores da América desta temporada, culminando com a inédita decisão entre São Paulo e Atlético do Paraná que fizeram pela primeira vez na história do evento uma final entre clubes do mesmo país.
Para ratificar o talento do futebol brasileiro é preciso ressaltar o poderio dos atletas. Além de fazer a festa em todos os gramados por onde passam, nos últimos dez anos conquistaram por cinco vezes o título de melhor do mundo (Ronaldo três vezes, Rivaldo e Ronaldinho).

Em 98 Ronaldo foi considerado o melhor jogador da Copa da França e em dois mil e dois conquistou a artilharia na Copa Coréia/Japão. Recentemente Adriano além de artilheiro da Copa das Confederações ainda foi escolhido pela  FIFA e imprensa internacional como o melhor jogador da competição, sem contar que o Brasil é um dos países que mais exporta jogadores no mundo. Querem mais? Cafu, Ronaldo e Roberto Carlos conquistaram todos os títulos possíveis na carreira de um jogador de futebol.

Não é um problema administrativo aqui ou ali… Que dá o direito a quem quer que seja de tentar denegrir a imagem de um setor comprovadamente consistente, ao invés de tentarem desmoralizar, deveriam gastar suas energias buscando soluções para os problemas existentes, aí sim, estariam contribuindo com o Melhor Futebol do Mundo.

Por Raniel de Jesus Pereira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais