Nos 80 anos de Pelé: os cinco jogos do Rei em terras sergipanas

Pelé marcou em quatro dos cincos jogos em que realizou no estado, exceto na inauguração do Batistão. (Foto: Arquivo/Lineu)

Nesta sexta-feira, 23 de outubro, o Rei do futebol, Pelé, completa 80 anos de vida. Na trajetória de mais de 20 anos pelo futebol, o craque marcou 1283 gols e chegou a jogar em Aracaju em cinco oportunidades entre as décadas de 60 e 70. Ao todo, foram cinco jogos, tanto pela Seleção Brasileira, quanto pelo Santos. Confira abaixo as cinco vezes em que Pelé pisou nos gramados sergipanos.

1 – Seleção de Sergipe 2 x 3 Santos (09/01/1963)

Pelé jogou pela primeira vez em Sergipe no ano de 1963. Naquele que foi o primeiro jogo do Santos no ano, os paulistas venceram a Seleção Sergipana em um amistoso pelo placar de 3 a 2. Junto do seu esquadrão formado por Coutinho, Pepe e Pagão, o Rei marcou duas vezes no confronto e garantiu a vitória santista.

2 – Seleção de Sergipe 2 x 8 Seleção Brasileira (09/07/1969)

Já na inauguração do Estádio Lourival Baptista, o Rei voltou a marcar presença em Aracaju, novamente enfrentando a Seleção Sergipana. Dessa vez, ele defendia a Seleção Brasileira, e apesar do elástico placar em 8 a 2 para o selecionado nacional, Pelé não marcou nenhum gol no jogo, mas recebeu a bola no pontapé inicial do confronto. Ao todo, mais de 45 mil pessoas estiveram presentes para ver o jogo.

3 – Sergipe 1 x 9 Santos (29/07/1970)

Pelé voltou a aparecer em Aracaju em 1970, cerca de um mês depois de ganhar o tricampeonato mundial com a Seleção. Desta vez o Santos encarou o Club Sportivo Sergipe em um jogo  amistoso e a goleada voltou a acontecer. Com um 9 a 1 no placar, o Santos venceu o time colorado com quatro gols marcados por ele. O resto dos tentos foram assinalados por Clodoaldo, Coutinho, Léo Oliveira, Davi e Abel.

4 – Sergipe 0 x 1 Santos (13/09/1972)

Em seu primeiro ano de Campeonato Brasileiro, o Sergipe recebeu o Santos no Batistão novamente. Em partida válida pela 2° rodada do torneio, Pelé marcou o gol da vitória do Santos em 1 a 0 sob o Sergipe. Diz-se que na ocasião, o Rei teve que se esconder dentro de uma casa nos arredores do Batistão devido ao forte assédio da torcida.

5 – Sergipe 0 x 3 Santos (03/10/1973)

No ano seguinte, o craque voltou a enfrentar o Sergipe pelo Brasileiro. Defendendo a camisa do Santos, Pelé marcou aquele que foi seu último gol no Batistão na goleada em 3 a 0 que o time paulista aplicou aos colorados. Os outros dois gols da partida foram marcados por Euzébio.

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais