Orla Pôr do Sol recebe o 1º Triatlon de Velocidade

0
Competição na água só aconteceu na primeira bateria de provas (Fotos: Monique Garcez/Portal Infonet)

Divididos em três categorias, 59 atletas competidores participaram do 1º Triatlon de Velocidade de Sergipe, que aconteceu na manhã deste sábado 19, na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro. O campeonato é organizado e difundido pela Federação de Triathlon do Estado de Sergipe (Fetrise).

Para o campeonato, o esporte, que se destaca por envolver a prática da natação, corrida e do ciclismo, foi dividido em três baterias. Em cada bateria os participantes precisavam fazer o percurso de 250 metros a nado, 4 km com bicicletas e 1.300 metros de corrida.

Augusto Cézar, presidente da Fetrise, conta que teve um problema com as baterias por conta do grande número de águas-vivas no espaço aquático. “Fizemos a primeira bateria normal, mas por conta do grande número de águas-vivas na região, para preservar nossos atletas, mudamos as provas e fizemos um ‘duatlon’, a segunda e terceira bateria foram compostas por 1.300 metro de corrida, mais 4 km de pedaladas e 1.300 metros de corrida de novo”, explicou.

Atletas pedalando para alcançar os 4 km

Augusto explicou ainda que o Triatlon foi dividido por categorias de faixa etária, revezamento e portadores de necessidades especiais. Para o diretor, a última categoria foi o grande diferencial deste campeonato. “Em cada evento nós temos uma surpresa. Nesse, a maior de todas foram os paratletas, seis no total, que competiram, provando que é possível realizar o esporte mesmo com algumas dificuldades”, diz.

Os campeões no geral masculino foram: Marlucio Ramos, 1º lugar, de Sergipe; Geverton Monteiro, 2º lugar, de Alagoas; e Rômulo Menezes, 3º lugar, também de Sergipe. No geral feminino: Vanessa Cruz, 1º lugar, Sergipana; Cristiane Santos, 2º lugar, da Bahia; e a grande surpresa dos pódios foi a também sergipana, Bárbara Juliana, de apenas 13 anos, que competia pela primeira vez e levou o 3º lugar.

Por Janaina de Oliveira

Parte final da bateria, a prova de corrida

Comentários