Pilates é alternativa para quem está cansado da musculação

Tharcísio Luis, professor de Ginástica Natural, demonstrando um dos exercícios do Pilates
O método de exercícios físicos Pilates cada vez mais se firma em Aracaju, sendo uma opção para quem está cansado da musculação tradicional. Uma das diferenças é que trabalha os músculos com uma grande variedade de exercícios, se baseando nos princípios de alinhamento corporal e a correta respiração. Os exercícios podem ser feitos nos aparelhos característicos do método ou através de exercícios livres (Mat).

A professora de Pilates Ana Martha Teles explica que no método o corpo trabalha com tração e isometria. “Não tem fadiga muscular, porque trabalha com poucas repetições. Nós trabalhamos com molas, enquanto na musculação trabalha-se com pesos. Nós enfatizamos a respiração e a ajuda das molas, que são auxiliares ou resistências, para dar contração, hipertrofia e definição”, explica.

Ana Martha Teles, professora de Pilates
Segundo Ana o método é indicado e aconselhado para todas as pessoas. “Eu indico Pilates para aqueles que querem um diferencial, para quem quer saúde, estética, para crianças, atletas… O método pode ser trabalhado sozinho, ou com um complemento também”, afirma. O resultado do novo estímulo aos músculos é um corpo mais saudável, de acordo com a professora.

“Teve um aluno que chegou aqui andando torto mesmo. Ele tem achatamento de vértebra, hérnia de disco e desgaste de disco. Depois que começou a fazer Pilates ele, que estava de licença médica, voltou a trabalhar. E o mais curioso é que a mulher dele me agradeceu porque até o humor dele melhorou muito! Ele mudou totalmente e disse que não vai deixar mais o Pilates, porque diz que foi diferente para ele”, comenta Ana Martha.

Histórico

 O método foi desenvolvido por Joseph Pilates, alemão nascido em 1880, que começou a fazer exercícios físicos para superar suas dificuldades. Na adolescência foi ginasta, esquiador e mergulhador, sempre se dedicando a atividades físicas. Durante a Primeira Guerra Mundial ficou recluso com outros alemães no campo de Lancaster e para ocupar o tempo livre dava aulas aos internos.

Veja alguns exercícios do Pilates


Em 1936, Pilates fundou em Nova York um estúdio para o ensino dos conhecimentos e técnicas de seu programa de conhecimento físico e a partir daí o método se difundiu. Após a morte de Joseph Pilates, o método e todos os seus princípios ficaram sobre os cuidados de Romana Kryzanowska, sua mais dedicada aluna. Hoje, Romana e a filha de Joseph, Sari Mejia, supervisionam a franquia ‘The Pilates Studio’ com sede em Nova York.

Por Ben-Hur Correa e Gabriela Amorim

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais