Relatório da Unimed sobre o Sergipe
Cabine de rádio |
O CLUB SPORTIVO SERGIPE, foi fundado no dia 17 de outubro de 1909, uma semana depois do primeiro clube esportivo de Aracaju, o Cotinguiba Esporte Clube, dedicado exclusivamente aos esportes náuticos. São 98 anos de glória. Existe até hoje a idéia de que o Sergipe nasceu de uma facção do Cotinguiba, que, contrariada com o nome dado a este Clube, e em homenagem ao rio que banha a Capital Sergipana, resolveram imediatamente convocar os “dissidentes” para fundar outro clube, com o verdadeiro nome do rio que é, realmente, “Sergipe“.
n Estrutura Física
n 1 campo para jogos oficiais
n 2 campos para treinamentos
n Piscinas
n Alojamentos
n Salão de festas
n Salas para aluguel
Estádio João Hora e posto de gasolina
n Posto de Gasolina
n Área física com mais de 30.000 m²
n Títulos
n Futebol Amador ( 15)
n Campeão Sergipano – 1922, 1924, 1927, 1928, 1929, 1932, 1933, (Hexa Campeão, pois nos anos de 1925, 1926, 1930 e 1931 não houve campeonato), 1937, 1940, 1943, 1955.
Futebol Profissional (21)
Campeão Sergipano – 1961, 1964, 1967, 1970, 1971, 1972, 1974, 1975, 1982, 1984, 1985, 1989, 1991, 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1999, 2000, 2003.
n Campeão do Torneio início de futebol – 1921, 1942, 1946 e 1963.
n Campeão do Centenário de Maceió – 1939.
n Campeão da Capital – 1939, 1945 e 1960.
n Na Copa do Nordeste de 2000, o Sergipe ficou com o 3º lugar
n Etapas iniciais cumpridas para efetivar a parceria
– Carta proposta de parceria encaminhada pela Diretoria do C. S. Sergipe
– Anteprojeto com diretrizes gerais para formalização da parceria, elaborado pela Diretoria da Unimed em resposta ao pleito
– Contato informal com o patrocinador oficial do Fluminense Futebol Clube – Unimed Rio sobre os termos de parceria
– Reunião entre dirigentes do C. S. Sergipe e Diretoria Unimed
– Visita da Diretoria da Unimed, às instalações da sede do C. S. Sergipe, monitorada por dirigentes do Clube
n O porquê da escolha de investimento no desporto e no C. S. Sergipe
– Política de investimento em patrocínio de atletas amadores – Tênis de campo e ciclismo;
– Tradição de associação da marca Unimed ao futebol brasileiro – patrocínio de equipes, Campeonato Brasileiro;
– Interesse inicial manifestado formalmente pela Diretoria do Clube;
– Maior torcida do Estado – Visibilidade para a marca Unimed;
– Melhor infra-estrutura do clube;
– Representatividade por associar a marca Unimed na divulgação da equipe que leva o nome do Estado.
– Sergipe ocupa 68º no ranking da CBF e o 1º do Estado
– Dr. Ricardo Barbosa Ramos
– Gestor Marketing Esportivo- Unimed/SE
n Objetivos:
– Curto Prazo:
§ Sensibilizar torcedores históricos, formadores de opinião para uma proposta de gestão na área do futebol profissional
§ Identificar necessidades/potencialidades do clube
§ Elaborar política de parcerias com investidores privados atuantes no Estado
§ Elaborar o perfil de atletas e comissão técnica, de modo a investir na formação educacional e técnica, envolvendo núcleo familiar
§ Elaborar projeto de formação de atletas
n Objetivos:
– Médio Prazo:
- Investir no atual elenco, motivando lideranças pró-ativas e atletas identificados com a nova política de gestão a ser estabelecida no clube;
- Priorizar busca ativa de atletas em formação no Estado de Sergipe, com acolhimento e apoio médico, psico-social e educacional;
- Investir na formação profissional, educacional e na saúde de atletas, formando gerações saudáveis e vencedoras;
- Estabelecer intercâmbio de atletas em formação através de parcerias com equipes nacionais patrocinadas pela Unimed. Ex: Fluminense, Internacional, Figueirense, entre outros;
- Permitir no período de dois anos, mediante Planejamento estratégico de ações, que a equipe do Sergipe, tenha acesso à segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
n Objetivos:
– Longo Prazo:
§ Dotar o C. S. Sergipe de um plano de gestão profissionalizada, de modo a dotar a estrutura física, administrativa, técnica e de apoio em condição de formar cidadãos para o esporte, valorizar o patrimônio do clube, diversificando receita. Ex: Atlético Paranaense;
- Estimular que outras empresas adotem modelos de gestão em parceria com outros clubes do Estado, consolidando o futebol sergipano regionalmente e em nível nacional;
- Permitir, mediante Planejamento estratégico de ações que, no prazo máximo de cinco anos, o Estado de Sergipe tenha ao menos um clube com acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, preferencialmente, o C. S. Sergipe;
Vantagens
n Para o C. S. Sergipe
– Profissionalizar a gestão
– Formar atletas, com possibilidade de retorno financeiro sobre o valor investido
– Otimizar estrutura física (sede) e uso da marca, com retorno financeiro, mediante diversificação de receita
– Tornar-se referência regional no Futebol, inserindo o Estado no circuito nacional de clubes de porte médio a grande.
n Para a Unimed
– Visibilidade da marca – esporte popular – ampliar market share (expansão da carteira de clientes, mídia espontânea)
– Associação da marca Unimed a uma marca forte, que leva o nome do Estado
– Estabelecer parcerias na área de promoção e prevenção da saúde, para clientes, colaboradores e cooperados Unimed, envolvendo atletas e estrutura física do clube