Retrospectiva 2014: como foram os esportes em Sergipe

Ana Patrícia e a sergipana Duda: ouro na China (Foto: Divulgação)

A Copa do Mundo e os acontecimentos do futebol em Sergipe demandaram uma reflexão à parte. Mas nem só de gols e gramado vive o torcedor sergipano. Várias modalidades se destacaram em 2014, seja por feitos históricos de seus atletas, seja pelo crescimento refletido em competições.

O ano que passou também assinalou o estabelecimento de Aracaju como uma sede esportiva. Com eventos como os Jogos Universitários, o Pan-americano de Ginástica, o Sul-Americano Escolar e o Sul-Americano de Futsal sub-20, a capital se impôs como rota obrigatória para diversas modalidades.

Confira o que de melhor aconteceu no esporte em Sergipe em 2014.

Vôlei de Praia
Muitos sergipanos fizeram acontecer nas arenas de vôlei de praia. No Circuito Banco do Brasil que Aracaju recebeu em agosto, nossos representantes foram mais longe do que imaginaram. No Brasileiro Escolar em Aracaju, as novas gerações mostraram que estão afiadas.

Duda em ação: grande ano (foto: divulgação)

Mas o ano foi mesmo de Duda Lisboa. No melhor momento de sua promissora carreira, a sergipana venceu praticamente tudo o que disputou. Dentre a penca de títulos, Duda foi bicampeã mundial do sub-19, campeã brasileira sub-21, campeã dos Jogos da Juventude na China e campeã sul-americana. Para coroar as conquistas, ainda desfilou no carro do Corpo de Bombeiros e recebeu uma homenagem do Comitê Olímpico Brasileiro.

Jiu-Jitsu
Muitos apontariam 2014 como um dos anos mais movimentados do jiu-jitsu sergipano. Poucas vezes se viu tantos atletas vencerem títulos importantes fora do estado. Dentre os principais destaques, surgem fortes o faixa-preta Wancler Oliveira, ouro nos Estados Unidos ; o faixa-preta Ivan Lima, campeão brasileiro em São Paulo, bicampeão sul-americano, campeão da seletiva para Abu Dhabi e prata no Rio Open em uma luta eletrizante com o fenômeno João Miyao; o faixa-preta Eduardo Hernandes, campeão europeu; e a agora faixa-marrom Déborah Costa, campeã do Rio Open, bronze no sul-americano e bronze no Brasileiro.

Desafio Black Belt 2: jiu-jitsu em alta (foto: Arquivo Portal Infonet)

Os eventos também reforçaram a arte suave no estado. O Black Belt, que já havia sido um sucesso na primeira edição, se superou na segunda realização com mais combates e uma rapidíssima luta principal entre Chicão Peixoto e Eduardo Hernandes, vencida pelo último em 27 segundos. Já o evento Mulher no Tatame prosseguiu com adeptas especiais e em novos locais. Entre as competições, o Campeonato Estadual e a Copa Olímpica mostraram que o nível local não está pra brincadeira.

Futsal
Quem aprecia o bom e velho futebol de salão teve muito o que fazer em 2014. No campeonato estadual, o caneco acabou mesmo com o favorito Real Moitense. Só que o caminho que ele pavimentou até o título foi tortuoso. Na duríssima decisão do primeiro turno, o Real teve de bater o poderoso Aracaju. No segundo turno, o time de Moita foi eliminado pela sensação Fugase, que ainda levou o título do turno do então favorito Aracaju. Na decisão do título em Moita Bonita, o Real mostrou sua força e faturou mais um estadual.

Real e Aracaju: campeonato sergipano de futsal repleto de jogos duros (foto: Arquivo Portal Infonet)

Para coroar, Aracaju ainda recebeu um Sul-americano sub-20 de seleções. No ginásio Constâncio Vieira, dez equipes da América do Sul mediram forças preservando as rivalidades sul-americanas do próprio futebol. Favorito, o Brasil começou bem, se classificou para a final e fez o dever de casa: bateu a Colômbia na decisão e ficou com o título diante de sua torcida.

Jogos Escolares
Os jogos de nível estudantil que acontecem todo ano também provaram que as novas gerações abraçaram de vez a vida esportiva. Nos Jogos da Primavera, o IDFG se deu melhor entre as escolas e faturou o título geral tanto na categoria A quanto na B. Nos Jogos Escolares, Sergipe mostrou evolução: foram seis medalhas conquistadas na categoria A e 12 na categoria B – os melhores resultados já obtidos pela delegação sergipana nas competições. No fim do ano, Sergipe recebeu ainda os Jogos Sul-americanos Escolares, que reuniram na capital alguns dos melhores atletas estudantis da América do Sul.

Victor Maynard: ouro para Sergipe nos JUBs (foto: Arquivo Portal Infonet)

Jubs
Receber grandes eventos foi o destino de Aracaju em 2014. E uma das grandes provas disso foi a 62ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs. Realizado na capital no segundo semestre, o evento movimentou a cidade e colocou o público local em contato com grandes promessas do esporte. No basquete, no handebol e no futsal, a força vinha de fora. Mas no tênis, o título ficou em casa: em decisão bem prestigiada pela torcida, Victor Maynard faturou o primeiro ouro de um sergipano na competição. No total, Sergipe ficou com oito medalhas.

Kart
O Campeonato Sergipano de Kart instituiu o grid invertido para apimentar as disputas. E foi exatamente o que aconteceu. Com indefinição até a última prova e revezamento de vencedores – com participação até de azarões -, o título da categoria Honda F4 foi parar nas mãos de um estreante: Gabriel Cabral.

Danielle Hypólito em performance no Constâncio: alto nível no Circuito Caixa (foto: Arquivo Portal Infonet)

Ginástica
Sede da Confederação Brasileira de Ginástica, Sergipe é o centro nacional da modalidade – e se comportou como tal. Em março, Aracaju recebeu o Pan-americano de Ginástica, no qual o Brasil faturou 16 medalhas. Em julho, foi a vez do Circuito Caixa, que reuniu no Constâncio Vieira muitos dos grandes nomes do esporte, como Arthur Zanetti, Daniele Hypólito, Diego Hypólito, Jade Barbosa, a promessa Flavia Saraiva e, como técnicas, Luisa Parente e Georgette Vidor, que conversou com a Infonet sobre o drama da ex-ginasta Lais Souza. Na ginástica rítmica, as sergipanas também fizeram sua parte e se destacaram em competições regionais, como a equipe do Colégio Jardins.

Por Igor Matheus

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais