Retrospectiva: como foram os esportes em 2016

Ao lado de Victória, Duda Lisboa foi tricampeã mundial sub-19 (Foto: FIVB)

Faltou dinheiro e sobrou crise, mas em ano de Olimpíadas em quintal tupiniquim, o calendário esportivo deu um jeito de se impor – e em Sergipe não foi diferente. Confira abaixo o que o Portal Infonet registrou de mais importante do mundo esportivo no estado em 2016. Para uma retrospectiva do futebol sergipano, clique aqui.

Maior atleta sergipana da atualidade, Duda Lisboa teve em 2016 um dos anos mais produtivos de sua promissora carreira. Com a capixaba Elize Maia, a sergipana conquistou uma penca de títulos nacionais e internacionais, com destaque para o Open Mundial de Fortaleza, o Mundial em Maceió e etapas do Sul-americano – além de participações em competições de alto nível mundo afora.

Quando deu uma pausa nos torneios adultos, Duda ainda arrumou tempo para ser tricampeã mundial sub-19. Depois dos Jogos Olímpicos, a sergipana desfez sua parceria com Elize e fechou  com a vice-campeã olímpica Ágatha Benardczuck para 2017 – e a expectativa em torno da dupla é alta para o ano que vem.

Top Fight de jiu-jitsu reuniu os melhores da modalidade no Constâncio Vieira (Fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet)

No jiu-jitsu, equipes sergipanas fizeram uma verdadeira “limpa” de medalhas em competições nacionais – como o Rio Summer, Open SP e Open Salvador -; competições locais levaram centenas aos tatames; grandes nomes da arte suave local fizeram bonito no exterior, como Ivan Lima; e outros fizeram história aqui mesmo no Top Fight , o maior evento de lutas casadas do ano. Mas nem tudo foi só vitória – mesmo onde elas abundam. A multicampeã e faixa-preta Alliny Karen, ela mesma dona de vários títulos em 2016, deixou sua bronca com a falta de patrocínio.

Chama olímpica passou por Sergipe e se despediu do estado na Orla

2016 foi ano de olimpíadas no Brasil – e enganou-se quem achou que o clima do maior evento esportivo do planeta em pleno quintal brasileiro não afetou Sergipe. No fim de maio, a tocha olímpica chegou em solo sergipano, foi carregada pelos mais diversos personagens e foi embora em grande estilo na Orla da Atalaia.

Poucos dias antes do início dos jogos, Aracaju serviu como centro de aclimatação para diversas delegações estrangeiras: ginastas do Japão, nadadores da Ucrânia, paratletas do Cazaquistão e a própria seleção brasileira de ginástica artística de conjunto presentearam o público com sua preparação. Sergipe também marcou presença nos Jogos do Rio: seja com a participação ativa em competições, como no caso do cearense radicado e m Sergipe Gideoni Monteiro; ou com árbitros e voluntários.

2016 também foi o ano das corridas de rua. Quase todo fim de semana havia uma prova em Aracaju – e o Portal Infonet cobriu as mais importantes, inclusive com divulgação dos resultados oficiais: fosse no Circuito Tuchê, Outubro Rosa , Corrida do Administrador, dos Bancários , das Divas ou dos Médicos, os participantes mostraram que a capital sergipana entrou de vez no circuito nacional de corridas.

Provas de rua dominaram calendário esportivo sergipano

No futsal, o titulo estadual ficou mais uma vez com o Moita Bonita. Na Liga Nordeste, por sua vez, o melhor time sergipano de futsal da atualidade  caiu na semifinal. Já pela taça Governador, o melhor foi o Simão Dias. No kart, após mais um ano de disputas apertadas em todas as categorias, os campeões de 2016 foram conhecidos apenas na última prova.

O ano também foi de calendário intenso para os esportes aquáticos. Torneios estaduais como o Troféu Antônio Aragão e a Copa Sergipe de Natação continuaram revelando talentos, e os melhores do polo aquático sergipano ensaiaram um retorno em plena época olímpica com um amistoso contra a Bahia em Salvador.

Várias outras modalidades tiveram seus momentos de destaque no ano – e o Portal Infonet os acompanhou de perto: karatê, ciclismo, fisiculturismo, tênis , paraciclismo, tênis de mesa, triatlo, rally e ginástica complementaram o calendário do ano esportivo. E longe das quadras, piscinas e ginásios, ainda houve tempo para o vexame antidesportivo: a gestão do prefeito João Alves foi obrigada a cancelar o programa Bolsa Atleta após longa inadimplência com os atletas – que só haviam recebido uma das oito parcelas do benefício. Coisas do esporte sergipano.

Por Igor Matheus

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais