Sergipanas conquistam medalhas inéditas no Campeonato Pan-Americano de GR

Integrantes da seleção brasileira, Maria Vitória Silva e Sophia Rocha consolidam o protagonismo na modalidade

(Foto: Melogym)

As atletas sergipanas Sophia Rocha e Maria Vitória Silva, do Clube Jardins Iracema Alves, alcançaram resultados inéditos no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica 2026, realizado entre os dias 31 de maio e 02 de julho, no Rio de Janeiro/RJ. Convocadas para a seleção brasileira, as ginastas conquistaram medalhas de ouro e bronze na categoria 13 anos.

Com o título, Maria Vitória Silva entra para a história da modalidade ao se tornar a primeira brasileira a ganhar uma medalha de ouro individual em um Campeonato Pan-Americano, na categoria 13 anos. O feito foi alcançado na final do aparelho fita. Além da conquista individual, a ginasta também conquistou outra medalha de ouro por equipes, reforçando o protagonismo na competição.

Já a ginasta Sophia Rocha garantiu duas medalhas de bronze nas finais por aparelho, nas disputas de arco e maças. Ela também ganhou uma medalha de ouro na disputa por equipes, fazendo parte de uma campanha marcante do Brasil.

Para Maria Vitória, a medalha de ouro simboliza a materialização de um objetivo construído ao longo de anos de preparação. “Por um momento, eu nem consegui acreditar que aquilo realmente estava se tornando realidade. Me senti extremamente honrada e emocionada por conquistar esse grande título depois de tantos treinos e dedicação. Esse momento representa tudo o que eu persisti e almejei durante anos. Foram muitos treinos, dias difíceis, renúncias e superações para chegar até aqui”, destacou.

Sophia Rocha ressalta a importância dessa experiência para sua trajetória esportiva e avalia todo o processo de forma muito positiva. “Voltar com três medalhas de um Pan-Americano é a realização de muito trabalho, disciplina e esforço de toda a equipe. Essa experiência contribuiu para trabalhar a ansiedade e a capacidade de manter o foco. O meu próximo objetivo é qualificar ainda mais minha preparação para continuar representando o Brasil em outras competições e alcançar o nível mundial”.

Trajetória construída em equipe

As duas atletas também representam o Colégio Jardins, local de treinamento do Clube, que é referência na formação de talentos da ginástica rítmica em Sergipe e coleciona diversos títulos. Os resultados reafirmam o trabalho desenvolvido pela equipe técnica e evidenciam o fortalecimento do esporte no estado, que segue revelando atletas de destaque em competições nacionais e internacionais.

De acordo com Iracema Alves, as conquistas são motivo de orgulho e gratidão. “Ter duas ginastas integrando a equipe brasileira e conquistando o título de campeãs pan-americanas com apenas 13 anos mostra o trabalho de um grande time em ação e que estamos no caminho certo”, afirmou a treinadora.

Ainda segundo a técnica, o desempenho das ginastas é fruto de uma construção coletiva baseada em planejamento e comprometimento. “Tudo parte da entrega, dedicação e participação ativa da equipe técnica. Nosso time está presente em cada etapa de preparação. Foi um trabalho feito para acontecer, com o apoio fundamental das famílias das atletas”, pontuou Iracema.

Próximos desafios

Após a participação no Pan-Americano, as atletas seguem em preparação para mais um importante desafio internacional da temporada. Em breve, Maria Vitória Silva e Sophia Rocha voltam a representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica 2026, que será realizado entre os dias 1º e 5 de julho, em Assunção, no Paraguai. A ginasta Maria Flávia Britto também representará a seleção brasileira na categoria adulto.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários estão fechados.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais