Sergipanos se emocionam em Paralimpíadas

Delegação paralímpica participou de abertura do evento escolar (Foto: Ascom Seed)

A Cerimônia de Abertura das Paralimpíadas Escolares 2012,  que ocorreu na noite da última terça-feira, 16, no ginásio Poliesportivo Celso Furtado, em São Paulo, emocionou a todos que compareceram ao evento. A festa teve como mestre de cerimônia a cantora Kelly Key e foi animada pelas bandas América, composta por músicos cegos, e Fresno, levando muita alegria e entusiasmo à plateia. Os para-atletas Josevan Silva, Natália Leão e Claudianca Conceição representaram Sergipe durante o desfile de apresentação das delegações. As competições do maior evento paralímpico escolar do mundo teve início no dia 15 de outubro e prossegue até o dia 20.

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (eed), disponibilizou passagens aéreas aos 33 membros da delegação, entre atletas e dirigentes, para a capital paulista. Os 23 para-atletas sergipanos disputarão nas modalidades para-atletismo e paranatação.

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parson, que abriu oficialmente o evento, declarou a importância do esporte para o jovem com necessidades especiais.  "Nas quadras, nas piscinas e nas pistas somos todos iguais. Esta é a intenção dessas competições: mostrar que todos temos potencial e capacidade de vencer barreiras. Parabéns a todos vocês que já são vencedores em participar do maior evento paralímpico estudantil do mundo", disse Parson.

Dentre as autoridades presentes, destacou-se o governador de São Paulo, Geraldo Alquimin. "O Estado de São Paulo se sente honrado em, mais uma vez, sediar um evento desta magnitude, que promove a inclusão, o direito à cidadania plena e a oportunidade desses brilhantes jovens mostrarem toda sua garra, superação e potencialidade. Boa sorte e parabéns a todos vocês que são vencedores. São Paulo e Brasil sentem-se orgulhosos de poder sediar o maior evento paralímpico estudantil do mundo", declarou o governador.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, não escondeu o orgulho de receber os para-atletas. "São Paulo está de braços abertos para receber esses jovens que já são vencedores e provam que o esporte é capaz de superar qualquer obstáculo", declarou o prefeito.

Pira Olímpica

O ponto alto da festa foi o acendimento da Pira Paralímpica pela velocista da seleção brasileira de para-atletismo, Terezinha Guilhermina. "Fico feliz em saber que jovens como eu estão se dedicando ao esporte. Percebi meu potencial já adulta e com esforço e estímulo conquistei muitas vitórias. Tenho certeza de que daqui sairão grandes atletas que irão encher de orgulho o nosso país", declarou Terezinha, considerada a atleta cega mais rápida do mundo. Nas Paralimpíadas de Londres ela conquistou seis medalhas para o Brasil, sendo três de ouro, uma de prata e duas de bronze.

A para-atleta Claudiana Conceição, aluna do Colégio Estadual Leite Neto, não escondeu a emoção de estar representando Sergipe e conhecer pessoalmente Terezinha Guilhermina. "É uma grande alegria representar meu estado e minha escola nas paralimpíadas e conhecer essa atleta vitoriosa que mostra que o cego pode ver muito além do que se imagina e se tornar um vencedor. Ela é um exemplo para todo atleta com deficiência visual", disse a atleta sergipana, cega de nascença, que conquistou muitos méritos para Sergipe em competições nacionais.

Paralimpíadas Escolares

As  Paralimpíadas Escolares Brasileiras, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), são o maior evento esportivo do gênero no mundo e reunirão  este ano 1.211 estudantes do Brasil.  Os para-atletas disputarão medalhas nas modalidades bocha, futebol para paralisados cerebrais (futebol de 5 e de 7), goalball, judô, para-atletismo, paranatação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

Para participar das competições, os para-atletas devem ter algum tipo de deficiência, seja ela física, visual ou mental, e idade entre 12 e 19 anos. Também devem estar matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial.

Fonte: Ascom Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais