Tóquio muda protocolos de covid-19 para receber Olimpíadas

Os atletas precisarão registrar dois testes negativos antes da chegada (Foto: Erik Zunder-Unsplash)

Os atletas que vão participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, marcados para julho e agosto deste ano, serão testados diariamente para Covid-19. Há, no entanto, uma indefinição: o Comitê Olímpico Internacional (COI) e os organizadores adiaram até junho a decisão sobre a presença de torcida local nas provas da competição.

De acordo com uma versão atualizada das diretrizes, conhecida como “playbooks”, que os organizadores afirmam garantir um Jogo “seguro e protegido”, todos os participantes serão obrigados a registrar dois testes negativos antes de partirem para o Japão. Atletas e aqueles com quem eles têm contato próximo também serão testados diariamente durante a estada em Tóquio.

Os atletas não serão autorizados a utilizar o transporte público ou restaurantes. De acordo com as regras, os atletas deverão manter nível máximo de isolamento, com refeições em suas acomodações ou então nas instalações do ginásio, evitando qualquer tipo de contato com o público que não esteja sendo frequentemente testado.

Os atletas devem passar seu tempo em Tóquio usando veículos oficiais para se locomover entre seus hotéis e locais de eventos. Outros participantes serão testados nos primeiros três dias após sua chegada ao Japão e “regularmente” a partir de então, com a frequência determinada pela proximidade com os atletas.

Estamos confiantes de que a conformidade com esses regulamentos garantirá a segurança e proteção dos atletas, oficiais dos Jogos e espectadores, bem como do povo de Tóquio, de outros locais-sede e do Japão”, disseram os organizadores das Olimpíadas em um comunicado conjunto divulgado no fim de abril.

As novas medidas foram anunciadas dias depois que Tóquio e três outras prefeituras entraram em um terceiro estado de emergência na tentativa de conter o aumento de casos. Sites como Jornal365.com têm registrado o aumento de casos no país às vésperas das Olimpíadas.

Vale lembrar que a competição deveria ter sido realizada no ano passado, mas foi adiada em decorrência da pandemia. Um novo adiamento já foi cogitado pela imprensa internacional e também por alguns membros do COI, mas a chance disso acontecer é remota.

O Japão relatou cerca de 570 mil infecções desde o início da pandemia do coronavírus e mais de 10 mil mortes, com prevalência de casos e óbitos em Tóquio, onde os Jogos serão realizados. “Estamos em um ponto crucial”, disse a governadora de Tóquio, Yuriko Koike. “Para retardar as infecções e evitar que se tornem explosivas, devemos reduzir os movimentos das pessoas.”

Koike pediu aos habitantes de Tóquio que não façam churrascos ou bebam ao ar livre, embora bares e restaurantes que servem bebidas alcoólicas estejam fechados por medidas de emergência que devem durar pelo menos até 11 de maio.

Seu alerta veio depois que especialistas médicos disseram que uma rápida disseminação da variante mais contagiosa do vírus no Reino Unido poderia enviar casos diários para a capital no patamar de 2 mil por dia. O presidente do COI, Thomas Bach, disse que a organização está “totalmente comprometida com o sucesso e a segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”, acrescentando que os organizadores “cumprirão estritamente” as regras da Covid-19.

Bach disse acreditar que a “resiliência” do povo japonês tornaria as Olimpíadas possíveis em circunstâncias difíceis. As pesquisas de opinião, no entanto, mostram que a maioria do público japonês acredita que os Jogos devem ser cancelados ou adiados uma segunda vez.

Os organizadores decidiram banir torcedores estrangeiros e esperam que um número significativo de espectadores japoneses seja capaz de criar uma atmosfera nos locais de competição. Mas o recente aumento de casos e a preocupação com a disseminação de novas variantes obrigou-os a adiar a decisão sobre o comparecimento.

Ao olharmos para a evolução da situação com o status de infecções domésticas envolvendo novas cepas, concordamos que uma decisão sobre a capacidade dos espectadores nas instalações olímpica e paralímpica será tomada em junho, em linha com a orientação geral do governo sobre o limite superior de capacidade de espectador em eventos esportivos ”, disse o comunicado conjunto.

É claro que torcer pelas Olimpíadas é sempre bom. São os melhores atletas do mundo, de diversos países. Mas talvez o momento não seja ideal. Que os organizadores do Comitê Olímpico Internacional e as autoridades japonesas tenham sabedoria para tomar a melhor decisão.

Fonte: Vinícius Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais