Viviane Lourenço entre as 11 melhores do Brasil

0

Viviane
A insistência e determinação da ciclista sergipana Viviane Lourenço novamente renderam bons resultados. A atleta, que no último domingo, 9, foi vice-campeã da VIII Copa Speed Bike, pode terminar o ano entre as 11 melhores atletas do país, segundo o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Viviane, que é patrocinada pela Unimed, agora tem planos mais ambiciosos para 2008: “quero competir em campeonatos nacionais e cada vez mais melhorar minha marca”, declarou.

Embora não tenha conquistado o título da prova pernambucana, Viviane fez uma boa avaliação da segunda colocação. “O último mês foi um período de readaptação na rotina de treinos. Fiquei quinze dias sem treinar, devido a uma forte gripe”, argumentou a atleta.  O percurso da prova foi de 40 km – dez voltas num circuito de 4 km, na Rua da Aurora, Centro de Recife.

A atleta sergipana disputou a competição, já embalada com a vitória na Corrida Ciclística Genival Santos, em Maceió, no último dia 02 de dezembro. Com as duas provas, Viviane conquistou 55 pontos para o ranking da CBC. “Fico muito satisfeita com os resultados, porque foram alcançados com disciplina, ponderações e muito esforço”, ressaltou.

Novos desafios

A busca por novos patrocinadores está entre os planos de Viviane para alcançar as metas em 2008. De acordo com a esportista, as parcerias são necessárias para que possa competir em outros Estados e países.

“Atualmente, conto com o patrocínio da Unimed Sergipe, mas ainda não é suficiente para cobrir todos os gastos necessários. Por isso, estou buscando outros patrocinadores para ter maior oportunidade de competir em outros Estados, como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Paraná, onde ocorrem as melhores e mais importantes provas de ciclismo, assim, posso estar pontuando no ranking nacional. E também, para manutenção e investimento da bicicleta (peças e acessórios)”, explicou.

Superação

A quebra de braço entre Viviane e as dificuldades para continuar no esporte ainda persiste. No Estado de Sergipe, ela é a única representante feminina – enfrenta dificuldades para testar os próprios limites na categoria. A solução encontrada por ela foi competir entre os homens. “Estou participando do Campeonato Estadual na categoria Estreante (masculino), pois, infelizmente, ainda não contamos com a categoria feminina. È uma forma de estar sempre competindo para adquirir ritmo de prova e melhorar meu condicionamento físico, ganhando experiência também”, afirmou.

Outra resistência encontrada pela esportista é o investimento para competir. Muitas vezes a atleta é obrigada a usar recurso próprio para representar o Estado em torneios regionais. “Nem sempre as organizadoras disponibilizam alojamento e alimentação, e quando não há, é preciso recorrer a outras fontes. Estou concentrada nos meus objetivos e tenho certeza que vou conseguir superar as dificuldades, sejam elas quais forem”.

História

Apesar de sempre ter praticado esportes durante toda a infância e adolescência, foi na época da universidade que Viviane Lourenço se encontrou no esporte e teve a primeira oportunidade de tornar-se atleta. No final de 2004 começou a treinar triathlon para participar de competições, visando o alto rendimento.

Em julho de 2005, a convite do presidente da FSC, Gilvan Costa, correu a primeira prova de ciclismo (Copa Nordeste) e conquistou o vice-campeonato. “Tentei conciliar o triathlon e o ciclismo, mas depois de correr a copa norte-nordeste (minha 2ª prova de ciclismo) e conquistar uma medalha de bronze, fui me dedicando cada vez mais ao ciclismo. Desde então, o ciclismo vem fazendo parte integrante da minha vida”, conta.

Em 2007, Viviane venceu a XV Volta Ciclística de Aracaju, a XVI Corrida Ciclística do Trabalhador (Arapiraca-AL), a Corrida Ciclística Genival Santos, em Maceió; foi vice-campeã na prova de Contra-Relógio Individual na XXX Copa Norte-Nordeste de Ciclismo (Natal-RN) e ficou entre as dez melhores na 3ª. Etapa do 21° Torneio de Verão (Santos-SP).

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais