Xadrez nas escolas estaduais: mais uma opção esportiva

Entre os dias 28 e 30 deste mês professores de Educação Física da rede estadual estarão participando de um curso de treinamento para a implantação do Projeto “Xadrez nas Escolas”. A iniciativa é resultado do interesse da Secretaria de Estado da Educação em aderir ao projeto que é de autoria do Ministério da Educação e dos Esportes. O objetivo é levar aos estudantes mais uma opção de esporte, inserindo também elementos pedagógicos que auxiliem no desempenho em sala de aula.
O curso será ministrado por representantes do Ministério dos Esportes e visa preparar os professores de 50 escolas estaduais, que vão ensinar o xadrez nos estabelecimentos escolares. Através de aulas práticas e teóricas, os professores aprenderão técnicas inovadoras que contribuirão para transformar alunos comuns em verdadeiros jogadores de xadrez. O projeto deverá ser implantado, ainda neste semestre, tão logo seja encerrada a capacitação.
Em Sergipe, o projeto será coordenado pela professora Silvânia Barros, do Departamento de Educação Física (DEF/SEED) e vai atender os alunos, inicialmente, da 5ª a 8ª série, do Ensino Fundamental. O xadrez é uma atividade que combina aspectos esportivos, culturais, artísticos e cognitivos e sua inserção na área educacional, contribui para o desenvolvimento de habilidades como memorização, raciocínio lógico-dedutivo, avaliação estética, resolução de problemas, imaginação e criatividade. Segundo a professora Silvânia Barros, “o projeto vai contribuir muito para melhorar o desempenho pedagógico dos alunos”.

 

 

 

 
 
 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais