Os deputados estaduais aprovaram, nesta quinta-feira, 19, a reforma administrativa que transforma a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), antes vinculada à Casa Civil, em Secretaria de Estado. A medida amplia a autonomia orçamentária e a capacidade de articulação da pasta, fortalecendo a transparência das informações públicas e a interação com a sociedade.
Criada em 2023, a Secom tem se destacado como órgão estratégico na comunicação pública do governo, promovendo ações como o Encontro de Aperfeiçoamento na Comunicação do Estado (E-Com) e as coletivas de imprensa do ‘Café Ponto Gov’. A nova estrutura busca aprimorar os serviços de informação à população e consolidar o papel da comunicação no fortalecimento da democracia em Sergipe.
Para o secretário da Comunicação Social, Cleon Nascimento, desde o início da gestão, o governo tem demonstrado, de diversas formas, que está comprometido com os princípios que regem a Comunicação Pública: ética e transparência. “A transformação da Secom em Secretaria de Estado é reflexo de uma gestão focada no fortalecimento de categorias profissionais, diálogo com o cidadão e transparência”, salienta Nascimento.
Competências
Com a sanção da legislação, à Secom, enquanto Secretaria de Estado, tem a responsabilidade pelo planejamento, organização, execução, acompanhamento, monitoramento, inovação e propagação de canais para o diálogo de uma comunicação pública, institucional e política com a população sergipana sobre as ações das políticas públicas, bem como as de comunicação social e integrada, além do marketing institucional de políticas públicas e de governo.
Também competirá à pasta promover a assistência ao Governo do Estado nas áreas de programação, de promoção e de realização das atividades de publicidade governamental; a promoção, a organização, a execução e o acompanhamento da política pública governamental relativa ao desempenho, à expansão e ao desenvolvimento das atividades ligadas à comunicação social do Governo do Estado com inovação e convergência midiática; o assessoramento especial de imprensa e divulgação.
Além disso, a Secom passa a atuar como órgão central do Sistema de Comunicação Social do Poder Executivo, compreendendo a coordenação das assessorias de Comunicação de secretarias, órgãos e entidades que fazem parte da estrutura organizacional do Poder Executivo estadual. É ainda de responsabilidade do órgão a articulação da política de comunicação social e institucional do Governo do Estado de forma integrada e com interesse público; e a programação, a organização e a coordenação de eventos de participação e repercussão social promovidos pelo Poder Público Estadual.
*Com informações da Alese
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