Ana Lucia defende criação de concurso público para jornalistas em Sergipe

0

Na contramão do que se observa no país quanto às tentativas de desvalorização do jornalista enquanto trabalhador, especialmente com a queda da exigência do diploma para o exercício da profissão, na manhã de hoje, 07/04, Dia do Jornalista, a deputada estadual Ana Lucia (PT) encaminhou, após dialogar com o sindicato da categoria, Indicação à Assembleia Legislativa, solicitando ao governador Marcelo Déda a abertura de concurso público para jornalistas profissionais diplomados e demais profissionais da área de Comunicação para atuação em espaços como secretarias e órgãos do Governo estadual.

Ao congratular-se com a categoria, Ana Lucia destacou que uma sociedade verdadeiramente livre e democrática necessita do trabalho elucidador e informativo do profissional de Jornalismo, inclusive nas administrações de governo. “Com profissionais bem preparados é possível atendermos à sociedade de maneira ainda mais satisfatória, com a garantia de maior qualidade nos serviços e de retorno aos cidadãos”, diz a parlamentar.

Para a deputada petista, o jornalista, enquanto formador de opinião, tem de ter independência. “Informação é um direito social, não um direito privado. A notícia não é mercadoria”, ressalta.

Ana Lucia defende que, além de mais opções para atuação, a categoria merece ser melhor remunerada. “O Piso Salarial para jornalistas em Sergipe, hoje, é de R$ 954,80, considerado um dos mais baixos do Brasil. Na contramão dessa desvalorização é que apresentamos a indicação do concurso público, que venha a efetivar o profissional jornalista à administração estadual, valorizando essa categoria”, informa a deputada.
 

Comentários