Aracaju sedia Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais

0

Emmanuel recebe representantes da Abrascam/Foto: Alberto Dutra

Parte da diretoria da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais (Abrascam), já está em Aracaju, ultimando os preparativos para o XXV Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais e do V Encontro Nacional de Vereadores, que começam nesta terça-feira, 27.

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira, 26, o presidente da Abrascam, Josinaldo Barbosa e o vice-presidente, Relindo Schlegel. “Esta é a primeira vez que o congresso de servidores e encontro de vereadores são realizados juntos e nós estamos dando total apoio aos eventos”, afirma Nascimento. 

O congresso e o encontro, que acontecerão de 27 a 30 de julho, no auditório do Hotel Mercure, localizado no bairro Atalaia, vai reunir servidores, assessores, vereadores e interessados por assuntos do Poder Legislativo Municipal, de todo o Brasil. De acordo com o presidente da Abrascam, Josinaldo Barbosa de Araujo, o congresso acontece há 25 anos e o encontro há cinco, mas é a primeira vez que os dois são realizados juntos.

Para Emmanuel, esta é uma oportunidade das câmaras discutirem em conjunto as mudanças ocorridas, entre elas a aprovação da PEC dos Vereadores. “Este ano nós já tivemos queda no percentual repassado ao Poder Legislativo e a partir da próxima eleição municipal, teremos mais vereadores”, declarou, citando o caso de Aracaju, que possui hoje 19 parlamentares e passará para 25 em 2013.

O presidente da Abrascam destacou o apoio da presidência da CMA na realização dos dois eventos. “Alguns presidentes de câmaras têm um certo receio em criar parceria com a gente da Abrascam. Mas aqui em Aracaju a colaboração foi total”, disse. Josinaldo Araújo enfatizou que ainda que os eventos realizados pela associação realmente acontecem. “Os participantes só recebem certificados se estiverem presentes nas palestras. O controle é feito através de listas de presenças”, reforçou.

Já o vice-presidente da entidade, Relindo Schlegel, frisou a importância de existir um Poder Legislativo forte e independente. “As câmaras precisam ter vida própria, por isso precisam qualificar seus servidores. Como resultado, melhoram a qualidade dos trabalhos dos vereadores”, afirmou.

Qualificar os servidores tem sido uma preocupação de Emmanuel Nascimento, que firmou convênios com entidades, a exemplo do Senac e até mesmo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). “A gente tem procurado qualificar os servidores para cada vez mais prestar um serviço de qualidade para a população de Aracaju.  E acredito que neste encontro de vereadores, estaremos fortalecendo o Legislativo e o papel do vereador, que é fiscalizar as ações do Executivo e servir ao povo”.

Para a presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Municipal de Aracaju (Sindiplema), Heleneide Lessa, a realização dos eventos servirá para os servidores se atualizarem, conhecer melhor seus direitos e deveres. Heleineide acrescentou ainda que os vereadores, além de se atualizarem, estarão fortalecendo o Legislativo Municipal, discutindo os problemas que atingem todas as câmaras. “A troca de experiência ajuda a buscar soluções para estes problemas”, reforçou.

A representante da Abrascam no Nordeste, Josabete Boaventura reforçou o convite aos servidores sergipanos. “Aproveitem o máximo, essa é uma oportunidade ímpar de trocar experiências”, concluiu.

Abertura

A quadrilha Unidos de Asa Branca e o Quinteto da Orquestra Sanfônica animarão a abertura do Congresso da Abrascam e do Encontro de Vereadores. A solenidade está marcada para começar a partir das 19h, no Hotel Mercure.

Fonte: Ascom Cmaju

Comentários