Bancários se mobilizam contra possível leilão de loterias da Caixa

Ivânia Dantas diz que privatização da loteria ameaça os repasses sociais para programas do Governo Federal (Foto: SEEB)

Bancários realizaram uma manifestação, na manhã desta terça-feira, 5, contra a possível privatização da Caixa Econômica Federal e as tentativas de leiloar a loteria instantânea (Lotex). O ato “Defesa da Caixa”, que ocorre nacionalmente, foi realizado em Sergipe em frente a agência Serigy, no Calçadão João Pessoa, centro de Aracaju.

Para a presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB-SE), Ivânia Dantas, a privatização da loteria ameaça os repasses sociais para programas do Governo Federal. “Os recursos da Caixa são para financiar a construção de moradias para pessoas de baixa renda, Prouni [Programa Universidade para Todos], etc. é uma forma de distribuir o PIB [produto interno bruto] para melhorar as rendas dessas famílias, se a lotérica for privatizada, para onde vai o lucro?”, indaga a presidente do sindicato. “Para o dono da empresa. Essa é a grande diferença da estatização e a privatização”, complementou.

De acordo com o SEEB/SE, de 2011 a 2016, a Lotex arrecadou R$ 60 bilhões. Do montante, R$ 27 bilhões foram destinados para o financiamento de projetos em áreas como cultura, esporte, educação e segurança.

Os bancários também se posicionaram contra a Reforma da Previdência, que tem sido pauta das discussões políticas nacionalmente.

O Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de imprensa da Caixa e aguarda posicionamento da instituição acerca do assunto. Permanecemos à disposição através do e-mail jornalismo@infonet.com.br ou do telefone (79) 2106-8000.

por Jéssica França

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais