Belivaldo avalia adesão ao Consórcio de Desenvolvimento do Nordeste

Belivaldo avalia adesão ao Consórcio de Desenvolvimento do Nordeste (Foto: Portal Infonet)

O governador Belivaldo Chagas (PSD) irá a São Luís, capital do Maranhão em um compromisso de interesse de todos os estados do Nordeste: será discutida pelos nove governadores da região a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.

O objetivo do Consórcio Nordeste é promover uma integração inédita, em que haja uma cooperação mútua para economizar recursos públicos, compartilhar ações de governança e elaborar demandas coletivas em prol do desenvolvimento da região.

O projeto ainda é considerado embrionário, e Belivaldo ainda fará uma análise da proposta geral e aguardará as discussões para decidir pela adesão ou não ao bloco. De acordo com o secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto, a gestão não irá participar caso Sergipe possa sair em desvantagem. “O Governador só entrará em qualquer estrutura compartilhada se for bom para os sergipanos. Obviamente que o objetivo é trazer melhorias, economia, agilidade e eficiência aos serviços prestados, mas se for algo que vá deixar Sergipe em desvantagem, ele será o primeiro a defender a bandeira do Estado, até porque a adesão não é obrigatória”.

Outra estratégia de cooperação entre os nove estados são as compras em conjunto. Existe o entendimento que elevar o número de compras via fornecedores em larga escala irá baratear o custo dos produtos, gerando economia para os envolvidos. “Se um estado quiser comprar cem ambulâncias, será um preço. Se vários quiserem comprar, juntos, mil ambulâncias, o preço cairá drasticamente. A vantagem é a fusão de recursos e desenvolvimento, sinergia, ampliação de redes colaborativas, comparação de desempenho com outras unidades”, exemplificou Sales.

O Consórcio Nordeste é dividido em oito áreas de atuação: infraestrutura; desenvolvimento econômico regional; desenvolvimento social; ciência, tecnologia e inovação; segurança pública e administração prisional; e meio ambiente. O encontro acontecerá na manhã na próxima quinta-feira, 14.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais