Belivaldo Chagas e Eliane Aquino: conheça suas biografias

Belivaldo Chagas e Eliane Aquino durante campanha eleitoral (Foto arquivo: Danilo França)

O governador reeleito Belivaldo Chagas (PSD) e a vice-governadora, Eliane Aquino (PT) tomam posse no governo do Estado de Sergipe nesta terça-feira, 1º. A cerimônia ocorre às 14h30 não plenário da Assembleia Legislativa, seguida da Revista de Tropa na praça Fausto Cardoso e missa em Ação de Graças na Paróquia N. Sra. Aparecida, no bairro Bugio. Os chefes do Executivo receberão os cumprimentos logo após a missa.

Conheça um resumo de suas biografias:

Belivaldo Chagas

Natural de Simão Dias, Belivaldo Chagas Silva, 58 anos, é defensor público aposentado, foi deputado estadual por quatro mandatos, duas vezes vice-governador, está filiado ao Partido Social Democrático e exerce, atualmente, o cargo de governador do Estado de Sergipe, para o qual acaba de ser reeleito.

Filho de um casal de comerciantes – Arivaldo Chagas Silva (falecido) e Maria Belizana da Silva – ainda jovem foi morar em Salvador (BA), onde concluiu o ensino médio. De retorno a Sergipe, ingressou no curso de Direito da Universidade Tiradentes, em Aracaju, e tornou-se bacharel. Divorciado, é pai da Priscila, do Guilherme e da Maria Clara, e avô do pequeno Miguel.

A política o acompanha desde cedo, pois, quando criança, Belivaldo adorava colecionar santinhos políticos, o que o aproximou dos diretórios dos partidos instalados em sua cidade natal, que fica no Centro-Sul do Estado, distante pouco mais de 100km de Aracaju.

Disputou sua primeira eleição na década de 1980, quando concorreu a uma cadeira na Câmara de Vereadores de Simão Dias. Mesmo não sendo eleito, Belivaldo seguiu militando na política e se elegeu deputado estadual pela primeira vez em 1990. EM sua trajetória política, ocupou diversas funções no poder público, como a presidência de autarquias e a titularidade de secretárias de Estado, como Educação e Casa Civil.

Em 2006, foi eleito pela primeira vez vice-governador do Estado, no Governo de Marcelo Déda (PT) – falecido em 2013. Em 2014, foi novamente eleito vice-governador, desta vez ao lado de Jackson Barreto que, ao renunciar para disputar uma cadeira no Senado, este ano, transmitiu-lhe o cargo que ocupa que ocupa desde o dia 07 de abril de 2018.

Eliane Aquino

Eliane Aquino Custódio nasceu em Brasília. Repórter fotográfica, trabalhou em assessorias do Senado e da Câmara dos Deputados.

Em 2000, já morando em Aracaju, trouxe para a capital sergipana o trabalho social da Missão Criança, ONG que se destacava em Brasília na promoção de ações em defesa e inclusão social de crianças, adolescentes e suas famílias.

Em 2001, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Eliane Aquino passa a presidir a ONG Missão Criança Aracaju, que posteriormente tornou-se a OSCIP Instituto Recriando. Bastante reconhecido em todo o estado, seu trabalho social atendeu a milhares de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, bem como suas famílias, a maior parte residente em áreas em situação de risco, com destaque para o bairro Santa Maria, então, Terra Dura.

Em 2006, durante a primeira eleição de Marcelo Déda Chagas ao Governo do Estado optou por afastar-se do Instituto e passou a assumir a coordenação de um Gabinete Integrado, que visava articular ações das Secretarias de Estado de modo interdisciplinar e desenvolver projetos focados na promoção da inclusão social.
Em 2010, na segunda gestão do Governador Marcelo Déda, assumiu a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, na qual permaneceu até janeiro de 2015.

Após o falecimento de Marcelo Déda, em 02 de dezembro de 2013, ela atendeu ao desejo por ele manifestado e, junto a outros colaboradores, fundou o Instituto Marcelo Déda, em abril de 2014, e o presidiu até junho de 2016, quando se afastou devido à campanha eleitoral. Em 30 de outubro, foi eleita vice-prefeita de Aracaju na chapa do prefeito Edvaldo Nogueira, que recebeu 146.271 votos, o equivalente a 52,11% dos votos válidos.

No dia 02 de janeiro de 2017, tomou posse como Secretaria Municipal de Assistência Social de Aracaju.

(Com informações das assessorias ASN e AAN)

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais