Benedito faz balanço positivo da gestão na Sejuc

Benetido Figueiredo deixará a Sejuc para assumir a Segov (Foto: Portal Infonet)

O titular da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), Benedito Figueiredo fez uma avaliação de sua gestão durante a solenidade de entrega da medalhas de honra ao mérito a guardas prisionais, ocorrida nesta quarta-feira, 22, e afirmou ter dado um passo a frente a favor da sociedade. O evento também marcou a despedida de Benedito da gestão da Sejuc, já que nos próximos dias ele assumirá a Secretaria de Governo (Segov).

Benedito destaca que atualmente o sistema prisional sergipano é um dos melhores país e justifica tal posição utilizando exemplos de conquistas oriundas de sua gestão. “Fiz a diferença na parte humanista, dei tratamento humano aos presos. Dei um passo a frente a favor da sociedade.

O nosso presídio feminino é considerado de ponta. Estamos finalizando a construção da cadeia pública de Estância, temos dois novos pavilhões no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copecam), inauguramos o novo Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (COMPAJAF)e temos obras em Areia Branca. Só aí já vale uma gestão. Mas fui além. Fiz a escola de gestão penitenciária, onde damos cursos aos agentes e oferecemos cursos aos detentos, para que eles exercem atividades quando saírem do presídio”, detalha ao destacar que Sergipe é o 3º estado no Brasil e o 1º no Nordeste em atividade laboral dentro dos presídios.

Benedito, que a pedido do governador, ficará mais alguns dias na pasta até o nome de um novo gestor seja definido, solicitou que Manoel Lúcio, atual diretor do Desipe, seja mantido no cargo. “Acho que é uma medida inteligente, porque ele conhece o sistema prisional e já é amigo dos agentes. Não é fácil dirigir um sistema penitenciário e tão pouco, uma secretaria que, entre outras atividades, também realiza audiências, faz escolta de presos, faz transferências de unidades, e ainda é responsável pelo Procon”, explica.

Em seu discurso, Benedito exaltou o trabalho dos funcionários ligado ao sistema prisional agradecendo aos seus esforços.”As conquistas não são só mérito do secretário. A participação maior é do diretor do Desipe e de todos os agentes e guardas, que mesmo em número inferior ao necessário, se desdobraram e nos deram segurança. Precisamos do concurso, brigamos por ele, mas infelizmente, o limite prudencial digo pela PGE impede que faça um concurso”,

Solenidade

A solenidade ocorrida na Escola de Gestão Penitenciária – antiga casa de Detenção, no bairro América homenageou Guardas de Segurança do Sistema Prisional Estadual, servidores e profissionais que contribuíra, de forma primorosa para manter um Sistema Penitenciário seguro e consistente.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais