Breno Garibalde faz alerta sobre transformar povoados em bairros

o vereador Breno Garibalde, falou sobre o Projeto de Lei nº 31/2021 (Foto: assessoria parlamentar)

Durante sessão online da Câmara Municipal de Aracaju na manhã da terça-feira, 9, o vereador Breno Garibalde, falou sobre o Projeto de Lei nº 31/2021, enviado pelo executivo que transforma seis povoados da zona de expansão em bairros. São eles: Matapuã, Areia Branca, Robalo, São José dos Náufragos, Gamaleira e Mosqueiro. Para o parlamentar, a transformação levará benefícios, mas é preciso atenção aos possíveis problemas desse processo.

Um desses problemas, é a gentifricação. “Esse fenômeno pode afetar a região causando a alteração das dinâmicas e características locais. Isso pode aumentar o custo de vida e causar a expulsão da população tradicional. Então é preciso conter e organizar a especulação imobiliária”, explicou Breno.

Outro ponto destacado pelo parlamentar, é a questão ambiental. “A Zona de Expansão é um local de rios, lagoas, dunas, com uma natureza bem rica. Essa transformação precisa ocorrer de forma que preserve o meio ambiente ali existente”, destacou.

Ainda de acordo com Breno, que também é mestre em urbanismo, esse processo poderia acontecer junto com a revisão do Plano Diretor. “Essa seria a oportunidade de gerarmos debates, audiências públicas e trazermos a população para participar. Agora eu espero que a prefeitura esteja atenta a esses problemas e que a transformação seja benéfica para os moradores tradicionais”, finalizou o vereador.

Fonte: assessoria parlamentar
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais