Câmara cria comissão para avaliar a contaminação do óleo no Nordeste 

Desde setembro, a contaminação já atingiu 78 municípios de nove estados (Foto: Adema)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 24, a criação de uma comissão externa para avaliar a contaminação do litoral do Nordeste por petróleo derramado em alto mar. Desde setembro, a contaminação já atingiu 78 municípios de nove estados e ainda não teve a origem identificada.

A deputada Soraya Santos (PL-RJ), que presidiu a sessão, destacou que foram apresentados oito pedidos para a criação da comissão externa. Também há pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o tema.

Em audiência na Câmara, na terça-feira, o governo federal informou que investiga o caso desde 2 de setembro. Mais de 900 toneladas de óleo já foram recolhidas do mar e 5 mil militares do Exército devem reforçar as ações de limpeza nas praias nordestinas.

A Marinha trabalha com quatro principais linhas de investigação: acidente na transferência de óleo entre navios, naufrágio, derramamento acidental e derramamento intencional. Ambientalistas temem que o óleo atinja o Parque Nacional de Abrolhos, conhecido por abrigar a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais