Câmara fará sessão em homenagem à Imprensa

0

A Câmara de Vereadores de Aracaju estará realizando na próxima segunda-feira, 31 de maio, uma sessão especial em comemoração ao Dia Nacional da Imprensa, celebrado no dia 1º de Junho.

O requerimento da sessão foi de autoria do vereador Elber Batalha Filho que todos os anos presta homenagens a classe dos jornalistas e a imprensa sergipana. “Infelizmente, este ano, a sessão em comemoração ao Dia da Imprensa não vai ser tão completa, já que perdemos um dos baluartes da imprensa sergipana, que foi Benvindo Sales. Mas não podemos deixar de discutir o que sempre foi a bandeira de luta deste grande jornalista, que contribui muito para o fortalecimento da
Imprensa em Sergipe”, disse.

Foram convidados para a sessão jornalistas, radialistas, diretores de veículos de comunicação e todos que fazem o dia a dia da imprensa sergipana. A sessão especial está marcada para às 9h.

Dia da Imprensa

O Dia Nacional da Imprensa no Brasil ainda confunde a cabeça de muita gente. Até 1999, essa data era comemorada no dia 10 de setembro, quando começou a circular no país o jornal A Gazeta do Rio de Janeiro em 1808, sob a proteção do governo de D. João VI, publicação com um
forte viés oficial.

Tal celebração foi alterada com a lei 9831/99, que definiu a data oficial da Imprensa Brasileira no dia 1º de junho, data do primeiro número do Correio Braziliense, jornal editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa em Londres também em 1808. Esse periódico foi lançado três meses antes d”A Gazeta com o intuito de informar a população brasileira sobre os eventos da Europa, sem a censura da Coroa Portuguesa.

Comentários