Com apoio de Iran Barbosa, CPI da Covid-19 já possui sete assinaturas

Iran demonstrou apoio a CPI (Foto: assessoria parlamentar)

O deputado Iran Barbosa declarou na manhã desta quarta-feira, 5, durante sessão na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) seu apoio a CPI da Covid-19 no Estado. Com a assinatura do parlamentar ao requerimento de abertura da CPI, já são sete assinaturas, faltando apenas mais uma para que a CPI seja instaurada. 

De acordo com Iran Barbosa, sua assessoria jurídica avaliou a legalidade dos pontos a ser investigado e do texto do requerimento, e não encontraram nenhum problema. “Então declaro publicamente meu apoio a CPI da Covid-19 em Sergipe. Eu entendo a CPI como um instrumento de trabalho do poder Legislativo, claro que não pode substituir outro procedimento, mas está garantido na Constituição. A CPI tem um caráter excepcional investigatório, por isso temos que ter cuidado e nunca usar a CPI para promoção pessoal ou política”, ressalta. 

Deputado Georgeo Passos informou que falta apenas uma assinatura para instaurar a CPI (Foto: Reprodução de vídeo da Alese)

Iran sugeriu aos deputados autores originários do Requerimento que, se possível, reduza o prazo de duração da CPI em Sergipe, caso seja instaurada. “O prazo determinado no documento da CPI é de 120 dias que extrapolam os 90 dias da CPI do Senado. A CPI em âmbito estadual tem uma configuração menor, então entendo que a CPI em Sergipe pode ter um prazo menor ou equivalente ao prazo nacional. Avalio dessa forma, mas isso não impede minha assinatura”, diz. 

O deputado Georgeo Passos (Cidadania), parlamentar responsável pela coleta de assinaturas, agradeceu o apoio dos colegas Iran Barbosa, Gilmar Carvalho (PSC) e Rodrigo Valadares (PTB), e sinalizou que irá ajustar o texto do requerimento. 

“Com o apoio dos três deputados nós já temos sete assinaturas e vamos continuar buscando pelo menos mais uma para instaurar a CPI, mas gostaríamos que pelo menos a metade dos deputados desta Casa assinassem. Vamos fazer os ajustes propostos pelos deputados e estamos abertos a sugestões de outros colegas. Se a CPI for instaurada ela vai ser feita com tranquilidade e técnica para dar a sociedade as respostas que ela pede”, afirma Georgeo. 

Deputado Gilmar Carvalho (PSC) ratificou sua assinatura ao requerimento na sessão desta quarta-feira.  

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais