Relatório da CPI da Saúde será apreciado em outubro

0
CPI da saúde caminha em fase de elaboração de relatório (Foto: Portal Infonet)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que investiga os contratos entre os hospitais filantrópicos Cirurgia, Santa Isabel e São José com a Prefeitura de Aracaju, caminha para sua conclusão. De acordo com o relator da CPI, Isac Silveira (PCdoB), serão realizadas algumas sessões internas (a portas fechadas) para a construção do relatório final e a expectativa é que ele seja apreciado em outubro.

Todos os depoimentos considerados primordiais já foram coletados em sessões realizadas na Câmara de Vereadores. Agora, Isac Silveira segue elaborando o relatório do inquérito. A perspectiva dele é de finalizar dentro de 15 dias. “Ouvimos minimamente as pessoas que eram necessárias. Vamos construir o relatório, analisando as visitas, fazendo o desenvolvimento e depois a conclusão, para que a comissão ratifique ou não”.

Ainda não é possível dizer qual será o produto final da CPI. No entanto, na ótica do relator a CPI já trouxe resultados positivos. “Primeiro, colocou na ordem do dia o debate sobre os hospitais filantrópicos, que era um tema esquecido, as coisas eram veladas. Hoje todo mundo fala sobre os hospitais, em especial sobre o Cirurgia. Depois, a presença de uma co-gestora na parte financeira do Cirurgia. Doravante, não se questionará mais se o recurso chegou ou não chegou, já que o Estado é gestor do contrato e colocou a enfermeira Márcia Guimarães como diretora-financeira. Ela é o braço do Estado lá dentro”.

Havia a expectativa de se realizar oitivas com fornecedores do Cirurgia, mas os vereadores da CPI desistiram, por conta de questões de análise contábil.

Por Victor Siqueira

Comentários