Deputado e usuários denunciam dificuldades na utilização do Ipesaúde

O deputado cobrou uma solução do Ipesaúde durante sessão desta quinta-feira, 12 (Foto: Reprodução de vídeo da Alese)

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta quinta-feira, 12, para fazer uma denúncia contra o Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde). O parlamentar aponta a dificuldade dos usuários para conseguir marcar consultas e exames, além da prática das clínicas conveniadas em oferecer desconto para usuário do plano, incentivando o pagamento de consulta particular.

Georgeo conta que já recebeu algumas denúncias de usuários e que essa semana recebeu um print de uma conversa entre um usuário e um atendente de uma clínica que realiza atendimentos oftalmológicos em Aracaju. Pelo Ipesaúde, a clínica só tem vaga para consulta em fevereiro de 2022.

“A usuária pergunta à atendente a disponibilidade de consulta usando outro plano de saúde. Para esse plano, tinha vaga para 22 de setembro e se a consulta fosse particular, já tinha vaga para o dia 12 de agosto. A parte pior é a atendente informar que para usuários do Ipesaúde a clínica oferece 50% de desconto em consulta particular. Isso é um absurdo porque os usuários do Ipesaúde pagam um plano e precisam esperar meses por uma consulta ou mesmo pagar por uma consulta particular”, denuncia.

O deputado informou ainda que essa clínica e outras que adotam agendas diferentes para consultas particulares e para planos de saúde estão descumprindo a lei estadual nº 8.130. “A lei aprovada nesta Casa proíbe a agenda diferenciada para consultas particulares e de planos de saúde. Essa clínica descumpre a lei. Deixo aqui o registro para que o Ipesaúde resolva os problemas com os prestadores de serviço e preste o serviço para os usuários. Esta Casa autorizou o aumento da contribuição para o Ipesaúde e que mais pessoas pudessem aderir ao plano  Se o plano está tendo problema, que resolva. Isso é uma falta de respeito, principalmente, com o funcionalismo público”, critica.

Outras denúncias

O Portal Infonet tem recebido denúncias recorrentes de pessoas que estão enfrentando dificuldade em marcar consultas e exames pelo Ipesaúde. Os usuários reclamam que as informações são desencontradas no próprio Ipesaúde e que cada dia está mais complicado conseguir clínicas e médicos conveniados.

A profissional de Recursos Humanos, Rafaella Dias, conta que há três dias, tenta falar com o Call Center do Ipesaúde com objetivo de saber quais são clínicas conveniadas para fazer um exame. Apesar das tentativas, nenhuma das ligações foi atendida.

“Eu fui pessoalmente ao Ipesaúde saber quais são as clínicas conveniadas para fazer um exame de sangue no meu filho, que foi pedido pela pediatra para saber se ele está com a covid-19. Lá a atendente não soube me dizer e nem conseguiu com nenhum outro atendente informação sobre as clínicas conveniadas com o Ipesaúde. A informação que tive lá foi que teria que ligar para o Call Center para ter essa informação, mas o telefone só dá ocupado. E no site a relação das clínicas conveniadas está desatualizada. Quem pode nos informar então?”, questiona.

Outra reclamação é da servidora pública Silvana Maia. Ela conta que constantemente paga consultas e exames particulares porque não consegue marcar pelo Ipesaúde e confirma a situação denunciada pelo deputado Georgeo Passos sobre os descontos para consultas particulares para usuários do Ipesaúde.

“Isso é um desrespeito com o usuário. Todos os meses, o desconto do Ipesaúde vem no contracheque, mas o serviço não está sendo ofertado. As clínicas e médicos estão saindo do Ipesaúde e cada dia temos menos opções. E para conseguir fazer um exame ou mesmo uma consulta, eu tenho que pagar particular tendo um plano de saúde. E as clínicas e os médicos já estão tão acostumadas com esse descaso do Ipesúde, que boa parte deles oferecem descontos na consulta particular para o usuário. Eu já paguei várias vezes consultas dessa forma”, afirma.

Ipesaúde

O Ipesaúde informou que em relação ao caso da clínica oftalmológica que só tinha vaga para consulta em fevereiro de 2022, ocorreu um erro no sistema de agenda de marcação da clínica, mas a situação já foi normalizada. Sobre a situação da falta de informação e dificuldade em falar com Call Center, o Ipesaúde disse que os usuários podem ter a informação das clínicas e médicos conveniados em seu site oficial.

Em relação à reclamação dos usuários na demora para conseguir consultas e exames, o Ipesaúde orienta aos usuários que entrem em contato através da Ouvidoria, no site do Ipesaúde, e registrem a situação para que a direção possa entrar em contato, notificar às clínicas credenciadas e buscar uma solução.

Por Karla Pinheiro

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