Deputado registra reivindicações de famílias de Estância

(Foto: Maria Odilia)

Uma comissão de famílias do acampamento Porto da Lagoa, localizado no município de Estância, esteve na Assembleia Legislativa durante a sessão desta quarta-feira, dia 25. O deputado João Daniel (PT) registrou a presença dos trabalhadores e as reivindicações que estão presentes na pauta das famílias que há 13 anos estão na luta. “São famílias que vivem numa região bastante sofrida”, disse o parlamentar.

Segundo o deputado João Daniel, entre os itens da pauta está a luta pela posse da fazenda onde vivem as famílias que vem sendo travada junto ao governo federal e estadual, para que encontrem uma solução para isso. “Outra questão é a estrada que envolve vários povoados. A famílias de pescadores, marisqueiras e catadoras de mangaba estão sofrendo pela falta de uma estrada com condições, pois a que liga o município de Estância ao Porto da Lagoa está precisando urgente de uma recuperação”, registrou.

Entre as reivindicações das famílias do acampamento Porto da Lagoa está a vistoria da área pelo Incra, considerando o grande potencial extrativista, com pesca, criação de ostra, catação de aratu, sururu e ostra. Como não podem colocar energia, não têm onde guardar o pescado e mariscos e assim têm que entregar aos atravessadores por um preço muito baixo. A estimativa é que, por dia, nessa região sejam catados cerca de 400 quilos de sururu, fora peixe, aratu e ostra.

As famílias também reivindicam a recuperação da estrada, pois quando chove fica intransitável, prejudicando a ida dos alunos para a escola, pois o ônibus não entra e perdem o marisco e peixe, pois não têm como levar para vender em Estância. Essa rodovia atende, além do acampamento, os povoados Tibúrcio, Farnaval, Maculanduba, Roseli Nunes, Ouriciri, Rua Nova, Ribeira, Aleixo e Timbó, num total de mais de 400 famílias.

João Daniel parabenizou as 55 famílias desse acampamento e informou que já levou à Superintendência do Incra a situação desse acampamento e irá falar também com o governo do Estado, na tentativa de encontrar uma solução para essa questão.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais