Dr. Emerson preside Sessão Especial sobre Enfermagem

0

(Foto: César de Oliveira)

O vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) presidiu na manhã desta segunda-feira, 19, Sessão Especial sobre Enfermagem em Sergipe, realizada no Centro de Convenções de Sergipe (CIC), em homenagem Semana de Enfermagem de Sergipe. A sessão foi proposta pelo parlamentar petista.

Marcaram presença na sessão a presidente do Conselho Regional dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Coren/SE), a vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem, além da, presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe.

Na ocasião Dr. Emerson destacou a importância da enfermagem. "Nos hospitais, os médicos fazem as visitas, passam orientações e zelam pela saúde dos pacientes, mas depois que vão embora, o enfermo fica sob os cuidados do grupo de enfermagem. Dá para perceber a importância desses profissionais no dia-a-dia do hospital. É a enfermeira que se relaciona com o paciente, conhece suas individualidades e as de seus familiares", disse.

O parlamentar petista também destacou a importância da implantação de um plano de carreira para o SUS, com acesso por concurso público e estabelecimento de um piso salarial sob responsabilidade da união. Outro destaque foi a necessidade da instituição de uma jornada de trabalho de 30 horas. "Embora imprescindíveis nos cuidados com a saúde e recuperação de enfermos, esses profissionais são pouco reconhecidos pela sociedade, que só se lembra deles quando estão em algum leito de hospital ou quando tem alguma pessoa da família sob seus cuidados", ressaltou.

De acordo com a vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Irene do Carmo, o maior pleito da categoria é redução da jornada de trabalho. "Isso é nacional, as trinta horas que pleiteamos são importantes para que o profissional possa aprimorar os estudos e puder descansar", disse.

Em soma, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem seccional Sergipe, Gabriela Santana, ressaltou que a categoria ainda não possui piso salarial definido. "Somos a segunda maior força de trabalho no país, entretanto, não temos direitos de trabalho garantidos", salientou.

Já a presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe, Flávia Brasileiro, advertiu que as condições de trabalho são essências para que os serviços sejam prestados com mais qualidade. "Profissional desvalorizado é um profissional desmotivado. A redução da carga horária é essencial, pois, o cansaço, o estresse pode levar o funcionário a cometer erros. Coisas assim e neste segmento são graves, pois, mexem com a vida", reforçou.

Após as considerações dos convidados, os vereadores debateram acerca dos problemas enfrentados pela categoria.

Para o vereador Lucas Aribé (PSB), a categoria, ao invés de representar ganhos eles tiveram perdas. O gestor não tem dado a devida atenção, pois, na época da greve o sindicato enviou várias propostas e nenhuma delas foi acatada. Sem contar que a falta segurança e equipamentos nos postos", falou.

Na percepção de Lucimara Passos (PCdoB) a baixa remuneração deve-se a ampla oferta de profissionais no mercado de trabalho. "Existem vários cursos técnicos de enfermagem e isso acaba por ocasionar a ampla oferta e portanto, desvaloriza a profissão", considerou. Em resposta, Irene do Carmo, disse que os problemas da categoria não tem fator preponderante ao mercado de trabalho. "Isso não justifica, pois, o profissional graduado tem uma atribuição, o técnico e o auxiliar outras. O que falta mesmo é o olhar diferenciado do poder público, dar atenção a nossas vozes", rebateu.

Por fim, Iran Barbosa (PT), disse que é preciso apreciar com urgência o projeto de lei que reduz a jornada de trabalho da categoria de 40 para 30 horas semanais. “O exercício da enfermagem é extenuante e implica vários riscos para a saúde dos profissionais”, considerou.

Para Iran, a redução da jornada é uma luta pela valorização, dignidade e promoção da qualidade de vida dos trabalhadores. “Condições fundamentais e necessárias para melhorar, também, a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou.

Fonte: Assessoria parlamentar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais