Eleições: convenções partidárias em São Francisco começam no dia 11

Juízo da 19ª Zona Eleitoral conduzirá as eleições suplementares de São Francisco (Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil)

Os partidos políticos que participarão das eleições suplementares de São Francisco, município da região do baixo São Francisco, devem realizar as respectivas convenções entre a sexta-feira da próxima semana, 11, e a segunda-feira, 14. As eleições suplementares foram estabelecidas pela Justiça Eleitoral depois que o mandato da ex-prefeitura Altar Nascimento, eleita em 2016, foi cassado por compra de votos.

Nas convenções, os partidos políticos devem formalizar as coligações e lançar os respectivos candidatos a prefeito e vice, que disputarão o pleito no dia 1° de dezembro deste ano. Após as convenções, os partidos devem registrar as respectivas candidaturas até o dia 16. O prazo será encerrado às 19h.

As regras das eleições suplementares foram definidas pelo Tribunal Regional Eleitoral e o pleito eleitoral será conduzido pelo juízo da 19ª Zona Eleitoral, que tem sede em Propriá.

Mandato cassado

Os 3.526 eleitores voltarão às urnas em dezembro como consequência da decisão da justiça eleitoral em cassar os mandatos da ex-prefeita Altair Santos Nascimento e do então vice, Manoel Messias Nascimento, que teriam sido beneficiados por trocar votos por promessas de emprego e até por cachaça.

A votação é obrigatória, facultativa apenas para eleitores com idade superior a 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos, incompletos.

por Cassia Santana

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais