Emmanuel: “Gestão com ouvido voltado para a comunidade”

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Emmanuel: “O povo sempre tem algo a ensinar”
Vereador de Aracaju desde 1989, Emmanuel Nascimento (PT), ocupa o cargo de presidente da Câmara Municipal de Aracaju, pela segunda vez.  A primeira foi no período de 1993 a 1994 e a segunda, através de eleição por unanimidade, pouco após a diplomação dos parlamentares, no último dia 1º de janeiro, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe. Distribuindo simpatia, Emmanuel recebeu a reportagem do Portal Infonet e disse que espera contar com a experiência de todo esse tempo como vereador, com o apoio dos colegas, imprensa e eleitores para fazer uma gestão de harmonia, e, como ele mesmo explica, “com os ouvidos voltados para a comunidade”.

Confira a entrevista:

Portal Infonet – Atuando há 20 anos como vereador de Aracaju, como será sua gestão à frente da presidência da Câmara Municipal.  Vai contar com a experiência de todo esse tempo como parlamentar?
Emmanuel Nascimento – Com certeza vou contar com a experiência, pois consegui acumular conhecimentos.  Mas, o que vale mesmo é a vontade de fazer bem feito e para isso, preciso da ajuda dos vereadores, de vocês da imprensa e de todas as pessoas que me apoiaram, tanto para ganhar a eleição, como para administrar a Câmara.

InfonetÉ natural que encontre alguns problemas, alguns projetos que não conseguiram ser votados a exemplo do Plano Diretor de Aracaju.  Quais os principais desafios?
EN– O primeiro desafio é aproximar cada vez mais a Câmara da comunidade, fortalecer o Poder Legislativo, continuar aprendendo, pois sempre fui um aluno da comunidade e administrar com os ouvidos nas ruas, pois o povo sempre tem algo a ensinar.

Infonet E quanto aos projetos polêmicos, como plano diretor e abertura do comércio aos domingos?

EN – Todos os projetos estão na prefeitura, inclusive esse que trata da legislação urbana.  Eles virão e vamos começar as discussões, debates e votações.  Espero que sejam votados com o ouvido na comunidade.  Devemos fazer um plano para todos.  Ir para as ruas ouvir o povo antes de aprovar o plano diretor da cidade. E quanto a abertura do comércio aos domingos e feriados, vamos ampliar as discussões com a OAB e o Crea, realizando um fórum para discutir a questão, ouvindo todos os segmentos. Defendi o adiamento por conta desse período de crise.  Por que fechar as lojas nesse momento? Quero deixar claro que não sou a favor que o trabalhador seja explorado. As lojas devem abrir, mas os funcionários devem ser respeitados. 

Infonet – Um sonho antigo de todos os servidores da Câmara, dos assessores, vereadores e até mesmo dos eleitores é a mudança para um prédio que dê mais conforto.  Será que vai sair na gestão Emmanuel Nascimento?

EN– Já estou agilizando essa transferência.  Vou conversar com o governador Marcelo Déda e com o prefeito Edvaldo Nogueira.  A informação é de que já existe um terreno, que foi doado à Câmara para a construção do novo prédio, mais confortável para todos. Tenho certeza que vamos  conseguir isso.

Infonet – A transferência de alguns servidores para um prédio na Av. João Ribeiro, onde funciona o serviço de Xerox, sem que o pessoal tenha o que fazer, foi motivo de polêmica.  O que será feito na sua gestão à frente da presidência da Câmara Municipal de Aracaju?

EN– Vou fechar aquele prédio e alugar outro à rua Santo Amaro e com certeza vou trazer os servidores de volta ao trabalho.  Vou redistribuir o pessoal em todos os setores da Câmara.

Infonet – E como está a questão salarial.  Os servidores estavam com o 13º salário atrasado e os assessores com o salário de dezembro.  O problema já foi solucionado?

EN – Claro. Todo mundo já recebeu 13º salário e a folha de dezembro está em dia. Estamos regularizando toda a situação salarial.

Por Aldaci de Souza

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