Estímulo à literatura de cordel nas escolas será tema de sessão

Deputada Maria Mendonça apresenta projeto de lei na Alese (Foto: Assessoria Parlamentar)

Nesta quinta-feira, 9, a partir das 10h, a Assembleia Legislativa de Sergipe receberá cordelistas, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados para, em plenário, discutir a propagação e estímulo à cultural do cordel nas escolas das redes pública e privada de Sergipe.

“Após a aprovação dessa matéria, fui procurada por Izabel Nascimento e Salete Nascimento que são dirigentes da entidade que representa os cordelistas em nosso Estado. Elas nos parabenizaram pela ideia e se colocaram à disposição para falar um pouco sobre os desafios que enfrentam nessa empreitada”, afirmou a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) autora do Projeto de Lei que institui o  programa de fomento à literatura de cordel nas escolas sergipanas.

O cordel é uma literatura popular e escrita frequentemente em forma de rima. Na avaliação da deputada, faz-se necessário o fomento dessa cultura que, ainda, é muito estigmatizada por conta do linguajar despreocupado e regionalizado.

“No meu entender, a escola tem um papel fundamental no que diz respeito ao fomento e valorização desse gênero, de modo a erradicar o preconceito. E nessa perspectiva que propomos essa sessão especial para que as autoridades no assunto possam ampliar essa discussão”, disse Maria, lembrando que no Brasil, a literatura de cordel adquiriu força no século XIX, sobretudo, entre 1930 e 1960.

Fonte: assessoria parlamentar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais