Estudantes fazem apitaço na porta da Câmara

0

Manifestação aconteceu na porta da Câmara de Vereadores de Aracaju
Estudantes universitários fizeram um apitaço na porta da Câmara Municipal de Aracaju na manhã desta quarta-feira, 28. O objetivo foi pedir apoio aos vereadores quanto a revogação da lei 04/97, que proíbe estudantes de pré-vestibular de terem acesso ao passe-escolar. Além disso, eles pedem a volta da validade de 100 passes para todos os estudantes de nível superior e direito ao passe aos estudantes de pós-graduação e Educação à Distância.

O representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Sergipe e da União da Juventude Socialista (UJS), Bruno Henrique Santana Rezende, informou que a secretária de Governo da Prefeitura de Aracaju, Karla Trindade, recebeu nesta terça-feira, 27, uma comissão de estudantes para discutir o assunto.

Bruno Henrique: “Passaram 13 anos sem colocar a lei em prática”
“Na reunião, Karla Trindade garantiu que dará um parecer, mas o nosso impasse mesmo é com o Setransp, pois retirou no dia 19 de abril, o direito ao passe escolar para os estudantes universitários para Educação à Distância, Pré-Universitários e Pós-graduandos. Nossa luta é pela revogação da lei, pois passaram 13 anos sem colocá-la em prática e agora resolveram aplicar de forma arbitrária”, destaca Bruno Henrique.

A comissão já entrou com um mandado de segurança no Ministério Público Federal reivindicando a garantia do direto ao passe escolar, cujas carteirinhas foram bloqueadas para recadastramento e recarga. “Os estudantes foram pegos de surpresa. Muitos alunos de pré-vestibular estão deixando os cursinhos, pois não conseguem pagar as mensalidades e as passagens de ônibus”, lamenta Bruno Henrique.

Setransp

Recentemente, representantes do Setransp informaram ao Portal Infonet que de acordo com a lei municipal do Passe Escolar, esses estudantes nunca tiveram direito ao benefício, o que existia era um acordo com a Prefeitura de Aracaju. E que somente os estudantes regularmente matriculados nos ensinos fundamental, médio e na graduação têm direito à meia passagem, conforme a lei.

Por Aldaci de Souza

Comentários