Estudantes fazem apitaço na porta da Câmara

Manifestação aconteceu na porta da Câmara de Vereadores de Aracaju
Estudantes universitários fizeram um apitaço na porta da Câmara Municipal de Aracaju na manhã desta quarta-feira, 28. O objetivo foi pedir apoio aos vereadores quanto a revogação da lei 04/97, que proíbe estudantes de pré-vestibular de terem acesso ao passe-escolar. Além disso, eles pedem a volta da validade de 100 passes para todos os estudantes de nível superior e direito ao passe aos estudantes de pós-graduação e Educação à Distância.

O representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Sergipe e da União da Juventude Socialista (UJS), Bruno Henrique Santana Rezende, informou que a secretária de Governo da Prefeitura de Aracaju, Karla Trindade, recebeu nesta terça-feira, 27, uma comissão de estudantes para discutir o assunto.

Bruno Henrique: “Passaram 13 anos sem colocar a lei em prática”
“Na reunião, Karla Trindade garantiu que dará um parecer, mas o nosso impasse mesmo é com o Setransp, pois retirou no dia 19 de abril, o direito ao passe escolar para os estudantes universitários para Educação à Distância, Pré-Universitários e Pós-graduandos. Nossa luta é pela revogação da lei, pois passaram 13 anos sem colocá-la em prática e agora resolveram aplicar de forma arbitrária”, destaca Bruno Henrique.

A comissão já entrou com um mandado de segurança no Ministério Público Federal reivindicando a garantia do direto ao passe escolar, cujas carteirinhas foram bloqueadas para recadastramento e recarga. “Os estudantes foram pegos de surpresa. Muitos alunos de pré-vestibular estão deixando os cursinhos, pois não conseguem pagar as mensalidades e as passagens de ônibus”, lamenta Bruno Henrique.

Setransp

Recentemente, representantes do Setransp informaram ao Portal Infonet que de acordo com a lei municipal do Passe Escolar, esses estudantes nunca tiveram direito ao benefício, o que existia era um acordo com a Prefeitura de Aracaju. E que somente os estudantes regularmente matriculados nos ensinos fundamental, médio e na graduação têm direito à meia passagem, conforme a lei.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais