Estudantes participam de sessão especial na Câmara

0

Manifestação na porta da Câmara de Vereadores de Aracaju
Estudantes universitários fizeram mais uma manifestação na porta da Câmara Municipal de Aracaju na manhã desta segunda-feira, 3, com o objetivo de solicitar apoio dos vereadores quanto à revogação da lei 04/97 que exclui do benefício ao passe-escolar, alunos de cursinho pré-vestibular, pós-graduação e educação à distância. Foi realizada uma sessão especial na ocasião, proposta pelo vereador Elber Batalha Filho (PSB).

Segundo a diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Niuli Campos, a iniciativa do Setransp cerceia a atividade estudantil num momento em que o país investe em políticas públicas na Educação. “O Governo Federal estimula o
Estudantes cobram benefício da meia-passagem
ingresso nas universidades através do Fies, Prouni e implantação de cotas na universidade. Porém, o Setransp impede que o estudante assista aula ao limitar a quantidade de passagem. Permitir que essa medida permaneça é promover um retrocesso na política do transporte público para estudantes que, em 2007, conquistaram o direito de usar o passe escolar nos fins de semana e feriados”, destaca Niuli.

O vereador Danilo Segundo (PSB), que subscreveu o requerimento de Elber Filho, falou sobre a importância de se fazer cumprir a Lei Orgânica e possibilitar o acesso ao estudante a outras formas de conhecimento. “Os estudantes precisam ter acesso aos espaços culturais da cidade, como ter o direito de ir à biblioteca para estudar. Ao estudante não cabe apenas ir assistir a aula, ele precisa buscar conhecimento em outras áreas e, por isso, a necessidade da meia passagem para utilizar o transporte público”, entende Danilo.

Concessão

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), Osvaldo Nascimento, informou que após reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira, o presidente do Setrasnp, Adierson Monteiro e o superintendente Carlos Amâncio, ficou determinado o retorno da concessão dos passes para alunos de pré-vestibulares, pós-graduação e cursos de ensino à distância. O retorno será feito ao longo desta semana. 

Comentários