Fura-filas da vacina contra a covid-19 serão multados em Sergipe  

0
Projeto foi aprovado na sessão desta quarta-feira, 31 (Foto: reprodução vacina da Alese)

Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade na sessão mista desta quarta-feira, 31, o Projeto de Lei (PL) nº 34/2021, que trata das penalidades para quem furar a fila da vacinação contra a covid-19. O projeto prevê multa para quem aplicar e para quem receber a vacina.  

O PL é de autoria da deputada Goretti Reis (PSD) e dispõe sobre as medidas a serem aplicadas pelo não cumprimento da ordem de vacinação dos grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Pelo PL, as penalidades serão aplicadas ao agente público responsável pela aplicação da vacina e aos superiores, se comprovado consentimento, e a pessoa imunizada ou representante legal.  

Deputado Goretti Reis é a autora do PL que penaliza fura-filas da vacina (Foto: reprodução de vídeo da Alese)

O poder público irá aplicar as medidas repressivas por meio de processo administrativo, e se comprovada a infração, o agente público e o imunizado ou representante legal serão multados. Se o imunizado for um agente público, a multa será dobrada.  

De acordo com a autora do projeto, há pessoas se aproveitando dos cargos ou funções que exercem no sistema de saúde e infringindo a ordem prioritária da vacinação. “Levando-se em consideração o delicado momento que vivemos, devido a pandemia, classificada como caráter excepcional, resta ao poder público adotar medidas estaduais excepcionais notoriamente rígidas, que impossibilitam que alguns poucos prejudiquem a coletividade. A promoção do respeito requer medidas enérgicas para que a justiça prevaleça e que os infratores sejam punidos”, justifica a deputada.    

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais