Iran e secretário de Educação tratam do ‘Ano Cultural Paulo Freire’

0
A Lei Estadual estabelece que o Poder Público poderá estimular e/ou promover, especialmente durante o ano de 2021, uma série de atividades, como forma de homenagear o legado do educador. (Foto: Ascom/Deputado Iran Barbosa)

Na manhã da segunda-feira, 25, o deputado estadual e professor Iran Barbosa (PT) esteve com o secretário de Estado da Educação, da Cultura e do Esporte (Seduc), Josué Modesto dos Passos Subrinho, em reunião remota, para tratar de pautas relevantes para a Educação, para o Magistério sergipano e para discutir a participação do Poder Executivo Estadual no cumprimento do conteúdo da Lei N° 8.779/2020, de sua autoria, que institui o ano de 2021 como o “Ano Cultural Educador Paulo Freire”, em comemoração ao seu Centenário.

A Lei Estadual estabelece que o Poder Público poderá estimular e/ou promover, especialmente durante o ano de 2021, uma série de atividades, como forma de homenagear o legado do educador. No último dia 12, Iran esteve na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) tratando da mesma pauta com o presidente da Casa, o deputado Luciano Bispo (MDB), no sentido de dar os passos iniciais, no âmbito do Poder Legislativo, para o planejamento das comemorações que a lei estabelece.

“Como Paulo Freire é patrono tanto da educação brasileira como de Sergipe, o objetivo é homenageá-lo aqui no ano do seu Centenário, e isso envolve também o Poder Executivo. Não dá pra deixar essa data passar em branco, sobretudo porque o pensamento paulofreireano vem sendo sistematicamente atacado por setores obscurantistas do nosso país. Portanto, temos que abrilhantar esse momento porque é importante não somente pela comemoração em si, mas porque poderá acrescentar muito à qualidade das nossas ações educativas”, explicou Iran Barbosa, colocando o seu mandato à disposição para colaborar na construção das comemorações do ‘Ano Cultural Paulo Freire’.

O parlamentar e professor destacou, ainda, no diálogo com o secretário de Educação que a Lei Estadual 8.779/2020 prevê, entre outras iniciativas, que o Poder Público poderá estimular e/ou promover, especialmente durante o ano de 2021, uma série de atividades, como seminários, palestras, encontros, simpósios, debates e audiências públicas sobre a vida e a obra de Paulo Freire; pesquisas sobre toda a sua produção científica, filosófica, pedagógica e administrativa; experiências pedagógicas entre os educadores sergipanos que tenham como foco o método paulofreireano; assim como, aponta para a realização de apresentações de experiências pedagógicas bem sucedidas praticadas nas instituições de ensino sergipanas que tenham como fundamento o método de Paulo Freire; produções de vídeos, documentários, publicações gráficas e editoriais voltadas para a sua vida e a sua obra.

O secretário Josué Modesto reputou como muito oportuna a explanação de Iran, enfatizando que a Seduc já vem trabalhando com experiências paulofreireanas e há alguns anos realiza atividades durante a ‘Semana Paulo Freire’, que tem gerado um acúmulo a respeito do legado educacional e cultural do pedagogo e pensador.

“Essa nova comemoração será um momento importante sim, especialmente na atual conjuntura. Então, daremos uma ênfase muito maior a essa data (100 anos do educador), relativamente ao que já faríamos em condições normais. Conte conosco e vamos trocar informações com a equipe do seu mandato para coordenações de ações conjuntas entre os Poderes a fim de que haja somação e não sobreposição”, externou Josué Modesto.

Fonte: Assessoria/Deputado Iran Barbosa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais