Jackson propõe emenda para ponte sobre o Rio São Francisco

0

Jackson Barreto
O deputado federal Jackson Barreto (PMDB) apresentou uma proposta de Emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a construção de uma nova ponte sobre o Rio São Francisco, que ligará Sergipe a Alagoas através de uma rota litorânea. A idéia é que a obra esteja pronta antes da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. Como Salvador e Recife vão sediar jogos da competição, a interligação dos litorais de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia deverá trazer muitos turistas a Sergipe, que ganha também mais força para ser uma das sub-sedes.

“A obra deve fortalecer muito o turismo na região. Sergipe estará no meio de duas sedes de Copa do Mundo, e havendo infra-estrutura adequada a economia será aquecida, haverá geração de empregos e renda para o Estado, criando toda uma rede de negócios”, explicou JB. O deputado também lembrou que a ligação entre Recife e Salvador, através do litoral, é também um projeto do governador Marcelo Déda (PT), já discutido com o ministro dos esportes e com o próprio presidente Lula.

Jackson ressaltou que a integração desse roteiro turístico já contra com outras obras já concluídas, como as pontes Aracaju/Barra dos Coqueiros e Aracaju/Itaporanga, além da ponte entre Estância e Indiaroba, cuja construção está em andamento. Ele também afirmou que o governo do Estado terá que fazer investimentos em rodovias através do litoral norte de Sergipe, ligando Pirambu a Brejo Grande e Neópolis.

“Entendemos que este é um projeto que fortalece o turismo para todos os lados. Alagoas já tem a sua rodovia costeira e Sergipe já possui sua ligação com a Bahia. Com essa obra teríamos uma boa infra-estrutura para o Turismo”, disse Jackson, avaliando que a obra deverá ficar localizada entre os municípios de Neópolis (SE) e Penedo (AL).

LDO

A LDO é a peça que antecede a formulação do Orçamento Geral da União (OGU). A emenda apresentada garante a discussão sobre a inclusão da ponte nos recursos no OGU, e é considerada uma porta aberta para o Orçamento. Jackson lembra que estava preocupado em garantir recursos para a construção da ponte e para a execução de obras na Zona de Expansão de Aracaju, mas como já existia uma emenda para a Zona de Expansão, direcionou sua proposta para a ponte.

A ligação sobre o rio São Francisco é um projeto que Jackson Barreto defende há algum tempo, tendo realizado diversos pronunciamentos na Câmara Federal. “Tenho efetuado uma luta direcionada para preparar o Estado de Sergipe com a infra-estrutura turística necessária, para aproveitarmos a Copa”, encerrou Jackson.

Comentários