João Alves e Jaime Lerner apresentam projetos

Apresentação dos projetos aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28 (Fotos: Portal Infonet)

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM) anunciou durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 28, projetos de diretrizes de ocupação urbana do Mosqueiro, ações para mobilidade urbana e a requalificação do Parque da Sementeira. Os projetos serão executados em Aracaju por meio do Escritório Jaime Lerner.

O ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, participou da apresentação dos projetos no auditório do Centro Administrativo Professor Aloísio Campos.

“Aqui no nosso país, de três prefeitos que fazem as coisas, João Alves é um deles. Me perguntaram qual o prazo de conclusão dos projetos e eu respondi, normalmente são, quatro, cinco, seis anos, mas tenho certeza que João vai levar dois anos para entregar as obras que planejam Aracaju para o futuro”, afirma destacando a importância da mobilidade, sustentabilidade e convivência.

Jaime Lerner elogia trabalho de João

De acordo com João Alves Filho, Aracaju será uma nova cidade. “Todos os projetos que foram apresentados foram pensados para a população. Essa estrutura que vamos fazer é ampla e envolve várias áreas. Um grande problema que encontramos quando assumimos foi a existência de um planejamento que acabava com o sistema integrado com as outras cidades que compõem a Grande Aracaju. O segundo foi o projeto apenas com quatro eixos para o transporte.

Com o novo projeto teremos mais dez eixos, e que não implicou em aumento de custos", revelou João Alves”, explica.

O prefeito disse ainda que os projetos serão cumpridos em etapas e para a conclusão do mesmo, principalmente o referente à mobilidade urbana, deve haver aprovação do Ministério das Cidades. "Posso dizer que estamos em fase final e acredito que em pouco tempo poderemos liberar a licitação. O transporte coletivo, por exemplo, há mais de 30 anos não era renovado. Uma cidade  sem planejamento urbano é como um navio à deriva", resssalta.

Área de expansão

Mapa exibido na coletiva

A região do Mosqueiro, conhecida como Zona de Expansão será completamente modificada e a execução do projeto tornará  o bairro modelo, pois atende os requisitos para que sejam construídas habitações, principalmente para a população de baixa renda e espaço reservados para a construção de escolas e hospitais. O ponto alto do projeto será a realização da grande obra de macrodrenagem, terminando definitivamente os transtornos causados pelas chuvas na região. O projeto prevê a criação de canais e lagoas, fazendo um aproveitamento das áreas alagadas predominantes no local, que juntamente com as obras de drenagem, acabarão com problemas de alagamento que tanto perturbam os moradores.

Mobilidade Urbana

O planejamento é que os veículos utilizados no transporte, após a licitação, tenham ar condicionado, sejam articulados e com portas dos dois lados, facilitando o acesso dos passageiros, já que os abrigos serão colocados em pontos estratégicos nos dois lados das vias.

Os BRTs terão preferência no trânsito, com a sincronização dos sinais, ou seja, quando um veículo se aproxima de um semáforo, este fecha de forma automatizada para a passagem dos ônibus, agilizando o transporte.

Parque da Sementeira

O parque, que é frequentado pelos aracajuanos principalmente no começo da manhã e a partir do final da tarde, terá sua área melhor aproveitada com projetos que incluem praça sensorial, de sombras, dos cactos, área de contemplação, orquidário e muitos outros, tornando o local em um novo cartão postal para a cidade. Será criada uma área com arquitetura diferenciada e com uma passarela sobre a avenida Beira Mar. A estrutura que será construída irá abrigar parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e outros setores administrativos, transformará a paisagem do local.

Por Aldaci de Souza com informações da AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais