João Daniel defende mobilizações em todo o país

João Daniel (Foto: Maria Odilia/Arquivo Portal Infonet)

O deputado João Daniel afirmou, em discurso feito no grande expediente da sessão desta terça-feira, dia 18, que vem acompanhando e analisando o movimento reivindicatório que ganhou as ruas de várias capitais e grandes cidades do país nos últimos dias. A série de mobilizações foi iniciada na cidade de São Paulo, com o Movimento Passe Livre, movimento este que o parlamentar disse ter visto sua criação. O deputado afirmou que entende como uma boa iniciativa essa reivindicação dos movimentos, especialmente da juventude.

“Não tenho nada em contrário. O grande papel da militância e partidos de esquerda é estar junto e acompanhar, pois as grandes mudanças surgiram das grandes mobilizações”, destacou João Daniel. Ele observou que as atuais mobilizações do Movimento Passe Livre no Brasil passaram a ser mais conhecidas exatamente por conta da grande quantidade de pessoas que se mobilizou nas grandes cidades e capitais brasileiras nos últimos dias, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O deputado disse que ontem, em várias cidades as mobilizações ganharam corpo, incluindo várias capitais da região Nordeste.  Em Sergipe, para a próxima quinta-feira está marcado um ato.

Segundo o deputado, pelo que se tem acompanhado, mas mobilizações que estão sendo realizadas pelas ruas de tantas cidades não se tratam apenas de um movimento pela questão de R$ 0,20 a mais ou a menos no preço das passagens do transporte coletivo. “A grande questão debatida é o grave problema dos centros urbanos. Tem estudos que mostram que uma parte da população trabalhadora, principalmente os que mais utilizam o transporte público, ao final da soma, passa de 10% a 15% de sua vida morando dentro dos ônibus e transporte urbano”, disse João Daniel, acrescentando que grande parte dos veículos desse transporte é de péssima qualidade. Ele disse que acompanha essa questão e sabe que durante muito tempo os poderes públicos não tiveram força para exigir das empresas melhores condições para que oferecessem aos usuários e não houve financiamento para essa melhoria.

O deputado João Daniel afirmou que este é um momento importante em que a juventude e a população em geral vão à rua para cobrar e protestar. Ele lamentou que na cidade de São Paulo tenha tido, na última quinta-feira, confronto entre manifestantes e policiais. O parlamentar disse que a repressão feita pela Polícia Militar de São Paulo foi pública e mostrada para o mundo inteiro, agredindo, inclusive, jornalistas. Só da Folha de São Paulo foram cerca de oito que tiveram ferimentos, alguns deles causados por balas de borracha. “O mundo inteiro assistiu essas cenas, tanto que gerou manifestações em várias partes do mundo”.

João Daniel disse que apesar dos grandes avanços obtidos nos oito anos de Governo Lula e nos dois e meio de Dilma Rousseff, importantes mudanças estruturais no país ainda não foram feitas e hoje as manifestações chamam a atenção para elas. O deputado petista disse que não vê como negativo as vaias que foram dadas no estádio no último sábado, na abertura da Copa das Confederações com a presença da presidente da República. Para ele, este é um alerta para a situação que vivemos e para que quem estar no governo esteja atento a isso, “pois temos um povo que cobra outras reivindicações, além das normais, que é o aumento de salário e melhores condições de trabalho”, acrescentou.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais