Juiza Iolanda Guimarães é a nova desembargadora do TJSE

0
Iolanda Guimarães será empossada no dia 9 de Junho às 17h (Foto: Divulgação TJSE)

A Juíza de Direito, titular da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Iolanda Santos Guimarães foi eleita no final da manhã desta quarta-feira, 28, na sessão do Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargadora. Ela assumirá a vaga aberta com a aposentadoria compulsória da magistrada Geni Silveira Schuster.  Também integraram a lista tríplice, os juízes Ana Lúcia e Gilson Félix, mas o presidente do TJSE, o desembargador Cláudio Dinart Déda Chagas, optou por Iolanda, levando em conta o critério merecimento.

O primeiro a votar foi o desembargador Luis Mendonça, que concedeu nota 96,5 para a juíza Iolanda Guimarães, 96, 0 para a juíza Ana Lúcia dos Anjos e 95,50 para o juiz Gilson Félix. Cada um dos dez
desembargadores votantes apresentou notas nos critérios de desempenho (20 pontos), produtividade (30), presteza no exercício das funções (25), aperfeiçoamento técnico (10) e adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional (15), que juntas somaram 100 pontos.

Votação aconteceu no Pleno do TJSE

Nove juízes habilitados apresentaram candidatura: Maria Angélica França e Souza, Gilson Félix dos Santos, João Hora Neto, José Pereira Neto, José Anselmo de Oliveira, Diógenes Barreto, Ana Lúcia Freire dos Anjos, Bethzamara Rocha Macedo e a escolhida Iolanda Santos Guimarães.

Ao final da votação, a juíza Iolanda Guimarães obteve maior pontuação [953,00], nos cinco cvritérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a exemplo de desempenho e ética. “Eu escolhi a juíza Iolanda Guimarães porque ela atingiu a maior colocação”, destaca o desembargador Cláudio Déda.

A posse da nova desembargadora será realizada no dia 9 de junho (segunda-feira), às 17h. “Agradeço aos desembargadores que me colocaram como a mais bem votada, por unanimidade, e ao presidente pela minha escolha. É uma mostra do trabalho desenvolvido, já que as notas são dadas com base em critérios objetivos”, enfatiza Iolanda Guimarães.

A Juíza Ana Lúcia ficou em segundo lugar na votação com 938, 60 pontos e o juiz Gilson Félix dos Santos, em terceiro, com 937, 10 pontos.

Trajetáoria

Natural de Aracaju (SE), Iolanda Santos Guimarães bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe em 1985, tomou posse como Juíza do TJSE no dia 26 de dezembro de 1989. Passou pelas Comarcas de Cedro de São João, Estância, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Lagarto e Itabaiana, até chegar a Aracaju, onde atuou na 6ª e 5ª Vara Criminal. Foi membro suplente da Turma Recursal dos Juizados Especiais e, atualmente, era a Titular da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju.

Por Aldaci de Souza com informações do TJSE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais