Lei cria Semana de Prevenção do Câncer de Boca

Vereador Dr. Gonzaga é o autor da proposta (Foto: Alberto Dutra/CMAju)
Com o objetivo de conscientizar e orientar a população de Aracaju com relação aos perigos do câncer de boca, a Lei de n° 3.764/2010 de autoria do vereador Dr. Gonzaga (PMDB) foi promulgada em 8 de fevereiro de 2010. A partir dessa propositura fica instituída a Semana de Municipal de Prevenção do Câncer de Boca, que deverá acontecer anualmente no mês de outubro.

“Este programa é mais uma prova da preocupação que temos como a prevenção da saúde bucal do povo de Aracaju. São atitudes como esta que vão contribuir, ainda mais, para que nossa cidade continue se destacando em âmbito nacional como um município exemplar no cuidado com a saúde bucal de sua população”, ressaltou Dr. Gonzaga.

De acordo com o artigo  2º da lei, a  programação a ser desenvolvida compreenderá a realização de palestras, encontros, debates, campanhas educativas, multirões de diagnóstico precoce e prevenção, além de outras atividades que visem orientar, prevenir, e diagnosticar precocemente o câncer de boca na população aracajuana. Em 2010, na primeira edição da semana de prevenção foi  promovida pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Hospital de Cirurgia, Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe (Huse) e os cursos de Odontologia da Universidades do Estado.

Sobre a doença

Esse é um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios, mais freqüentemente no lábio inferior, dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais comum em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco.

Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar, manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca ou perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca,  são alguns dos sintomas da doença.

Fonte: CMAju 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais