Linda Brasil (PSOL) é ameaçada de morte e sofre ataques transfóbicos

Linda Brasil é ameaçada de morte e pressionada a deixar o cargo (Foto: assessoria parlamentar)

A deputada estadual Linda Brasil (PSOL) foi às redes sociais denunciar que foi ameaçada de morte e pressionada a deixar o cargo. Na publicação, feita nesta quinta-feira, 29, a parlamentar gravou um vídeo diretamente do Centro de Operações Especiais (Cope), onde formalizou a denúncia à polícia e deu detalhes do caso.

“No Dia do Orgulho LGBTQIA+, recebi, através da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Sergipe, um e-mail contendo diversos ataques transfóbicos, discurso de ódio e fui explicitamente ameaçada de morte. No e-mail exige-se a minha renúncia ao cargo de deputada estadual”, resumiu Linda.

A deputada estadual conta que sua assessoria foi avisada do teor das ameaças por meio do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade (PSD), e do Gabinete de Segurança Institucional. Após tomar conhecimento das ameaças, Linda afirma que imediatamente registrou um Boletim de Ocorrência no Cope e comunicou o fato à Polícia Federal.

“A instauração do inquérito foi realizada com implementação de diversas diligências. A ameaça é inaceitável, covarde, pretende me coagir e calar, além de ferir os princípios democráticos e de respeito aos direitos humanos. Trata-se de uma clara ameaça política de gênero e contra as pautas em defesa dos direitos humanos”, salientou a parlamentar.

Apesar das ameaças, a deputada reforça que não irá se deixar intimidar. “Não serei intimidada! Nesse sentido, já solicitamos às autoridades competentes uma investigação rigorosa para identificar os responsáveis com objetivo de garantir não só a minha segurança e integridade física, mas também da minha equipe’, pontua. “É de conhecimento das autoridades que o nome que aparece como remetente do e-mail é usado por uma quadrilha de ódio da internet no Brasil cujo modus operandi é o ataque contra mulheres parlamentares e defensoras de Direitos Humanos em todo o país. Infelizmente, esse é mais um exemplo de violência de gênero, caraterística desses grupos que buscam silenciar vozes como a minha. Não vou me calar! Continuarei sendo resistência!”, acrescenta.

Polícia Civil 

Em nota, a Polícia Civil de Sergipe informa que após denúncia feita pela deputada estadual Linda Brasil, o Cope instaurou um inquérito policial para apurar as ameaças sofridas pela parlamentar. “Conforme o relato feito pela deputada, as ameaças foram recebidas por meio de um e-mail endereçado à Escola Legislativa da Assembleia Legislativa de Sergipe. O conteúdo a ameaçava de morte e exigia a renúncia da parlamentar”, confirma a Polícia.

Ainda segundo o comunicado, a Polícia Civil reforça que o Cope já instaurou o inquérito policial que vai apurar a autoria do fato que, além de ameaçar a vida de uma pessoa, infringe o direito legal de escolha dos representantes da administração pública por meio da democracia.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais