Manifestação pelo fim do Fator Previdenciário na Câmara

(Foto: Assessoria Parlamentar)

O deputado federal Laércio Oliveira (PR/SE) participou nesta terça-feira, 27, de manifestação dos aposentados pelo fim do Fator Previdenciário. O objetivo foi apresentar o acordo do PDT, PR, PSC e PTB na Câmara dos Deputados que iriam obstruir a pauta de votações (com exceção da Medida Provisória 583, que libera crédito para a seca do Nordeste), até que o fim do fator (PL 3299/08) seja votado. Ao discursar, arrancou muitos aplausos dos manifestantes.

No final da noite no Plenário, os parlamentares votaram a MP e a pressão dos partidos continuou. O problema é a negociação com o Governo, que resiste em concordar com o fim do fator e com o regime 85/95 (que também consta no projeto), por meio do qual há a concessão do benefício integral quando a soma de idade e tempo de contribuição chegam a 95 anos, no caso do homem, e de 85, para a mulher.

O parlamentar disse que o próprio Governo admitiu que o fator previdenciário provocou uma redução do valor médio dos benefícios, sendo que o objetivo inicial não era esse. “Uma das consequências é que muitos aposentados continuaram a trabalhar, fazendo da aposentadoria uma forma de completar renda. A aposentadoria não foi feita para ser um complemento de renda, mas para substituir os ganhos de quem estava na ativa”, afirmou.

O deputado disse ainda que é nessa fase da vida que as pessoas têm mais gastos com remédios e com a saúde de maneira geral. “Não é justo que se trabalhe a vida inteira e não tenha uma tranquilidade depois de aposentado”, disse, destacando um levantamento da revista Época, com base em dados do Ministério da Previdência, mostra que a grande maioria dos aposentados recebe o salário mínimo enquanto uma elite embolsa as chamadas superaposentadorias.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais