Márcio propõe audiência pública para discutir segurança das usinas nucleares

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) apresentou nesta quarta-feira, 16, durante reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, requerimento propondo a realização de audiência pública para discutir a segurança das usinas nucleares brasileiras diante de desastres naturais e ambientais. A proposta foi aprovada juntamente com outros quatro requerimentos apresentados por parlamentares membros da comissão.

“Temos que discutir a segurança das usinas e como está o sistema de energia no país. A minha iniciativa é no sentido do Governo Federal colocar como está a situação atual e a discussão da segurança e prevenção de desastres. Essa discussão vai além do debate sobre ser contra ou favorável às usinas nucleares. A pauta que está se impondo diante dos recentes acontecimentos no Japão é a segurança nacional em relação a questão nuclear”, afirmou Márcio.

Ficou definido na reunião da Comissão de Meio Ambiente que os expositores da audiência pública serão o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Odair Gonçalves; o professor Luiz Pinguelli Rosa, mestre em Engenharia Nuclear e doutor em Física;  o ex-deputado e consultor ambiental Fabio Feldmann; o representante da Associação dos Fiscais de Radioproteção e Segurança Nuclear (AFEN), Rogério Gomes; além do presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva e do representante do Greenpeace, Ricardo Baitelo.

“Se torna imperioso conhecer em detalhes a estrutura instalada nas centrais nucleares do Brasil para evitar acidentes nucleares. Esta discussão se faz necessária frente à localização das usinas existentes, e em perspectiva de construção, todas no litoral brasileiro. A preocupação reside no fato que as atuais usinas estão no município litorâneo de Angra dos Reis, que pode ter um grau de vulnerabilidade desconhecido ou pouco monitorado, no tocante a terremotos oceânicos, que tenham como consequência os tsunamis”, explicou Márcio na justificativa do requerimento aprovado nesta quarta-feira.

Além de Márcio Macêdo apresentaram requerimento solicitando a audiência pública os parlamentares Ricardo Tripoli (PSDB/SP), Sarney Filho (PV/MA), Antonio Carlos Thame (PSDB/SP) e Domingos Dutra (PT/MA).

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais