Maria participa de audiência sobre obras do Velho Chico

0
Maria participa de audiência sobre obras do Velho Chico   nesta terça, 29 (Foto: Agência Senado)

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) participa, nesta terça-feira, 29, de uma audiência, promovida por uma Comissão Especial do Senado, criada para acompanhar os programas de transposição e revitalização do Rio São Francisco. “Essa é uma questão que temos acompanhado de perto, pois sofremos esse impacto, também”, disse a senadora, ressaltando a situação calamitosa do rio.

No encontro de amanhã serão autoridades sobre o andamento das obras, entre as quais, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes; o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage; e o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA),  Vicente Abreu Guillo.

Para Maria, é importante que não haja mais atraso no cronograma das obras, de modo a minimizar os problemas enfrentados, especialmente, pela população ribeirinha.

Segundo o governo federal, 55,5% do total previsto já estão prontos. O compromisso é concluir até 2015 o projeto orçado em cerca de R$ 8 bilhões. São 477 quilômetros de canais (mais do que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo), formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) que conduzirão a água no semiárido nordestino.

O Ministério da Integração prevê a entrega de 100 quilômetros de canais em cada eixo em dezembro de 2014. As obras, iniciadas em 2007, incluem ainda a recuperação de 23 açudes, construção de 27 reservatórios, nove estações de bombeamento, 14 aquedutos e quatro túneis exclusivos para a passagem de água.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais