Novo regimento impede antecipação de eleição da mesa

Novo regimento impede antecipação de eleição da mesa (Foto: Portal Infonet)

O novo regimento interno da Câmara de Vereadores já tramita na Casa. Os parlamentares apreciam o novo projeto em primeira discussão, e os debates entre vereadores devem acontecer nas próximas sessões.

O presidente Nitinho Vitale (PSD) explicou que a mudança estrutural não é grande, mas que apenas atualiza alguns itens pontuais. “Ainda irão surgir emendas para discutir. São mudanças pequenas. O presidente não pode maia antecipar eleição da mesa. Agora, precisa acontecer sempre de dois em dois anos. Quando me reelegi antecipadamente, o regimento já me dava esse direito. Agora, o fato não pode mais acontecer, será de dois em dois anos, como em todos os parlamentos do país”.

Outro ponto importante é a atualização da subseção que fala sobre Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O novo regimento prevê que é necessário apenas um terço, ou seja, a assinatura de oito parlamentares no requerimento para sua instauração. Além disso, é estabelecido um aumento na quantidade de membros. O atual regimento prevê cinco, designados pelo presidente; o novo estipula oito, a serem escolhidos por meio de votação nominal.

O novo regimento foi analisado em primeira discussão. Agora, os parlamentares estudam emendas para acrescentar ao projeto.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais