Palhaço Soneca está no alvo da Comissão de Ética da Câmara

Palhaço Soneca e Nitinho Vitale: alegria e descontração na Festa do Mastro (Foto: Grupo WhatsApp JP&Ana)

O vereador Alexsandro da Conceição, o Palhaço Soneca (Cidadania), que está licenciado das atividades parlamentares desde o mês de abril por motivos de saúde, foi flagrado nas redes sociais participando da Festa do Mastro, realizada no último fim de semana em Capela. As fotos que circulam em redes sociais e grupos de WhatsApp mostram o Palhaço Soneca em plena alegria ao lado do presidente do Poder Legislativo Municipal, Nitinho Vitale (PSD).

Essa situação despertou membros da Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Aracaju. O vereador Lucas Aribé, secretário da Comissão, informou que está acessando todo o processo que culminou com o licenciamento do vereador para analisar a questão e decidir que procedimentos adotar. “Acho que é um assunto que requer uma análise criteriosa a fim de esclarecer para a sociedade os fatos”, ressaltou o secretário da Comissão de Ética.

Lucas Aribé reclama também da velocidade em que os projetos são aprovados, o que impediu, segundo destacou, que todos os parlamentares analisassem com maior profundidade o pedido de licença formalizado pelo vereador Palhaço Soneca. “Foi uma votação a toque de caixa e, assim, não dá tempo para se aprofundar”, ressaltou.

Duas licenças

A assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju informou que não há impedimentos para o presidente Josenito Vitale participar de festas populares durante o recesso, assim como não há impedimentos do parlamentar estar ao lado de quem se aproxima dele nesses locais. A assessoria informou que o setor jurídico do Poder Legislativo Municipal está analisando toda a situação para se manifestar a respeito da aparição de Soneca em festa popular em período que ele está de licença.

As informações preliminares, segundo a assessoria de imprensa, é que o vereador ingressou com dois pedidos de licença diferenciados: um deles por 90 dias para tratamento de saúde, com direito a remuneração, e outro de 30 dias por questões pessoais, que não onera os cofres públicos. Segundo a assessoria, todas estas questões estão sendo avaliadas pelo setor jurídico da Câmara.

O Palhaço Soneca foi licenciado no mês de abril deste ano. No dia 23 de abril, o suplente Armando Batalha Júnior (Cidadania) foi empossado e, desde então, a Câmara de Vereadores, que é composta por 24 parlamentar, está com uma folha de pagamento ampliada, com 25 vereadores. Segundo a assessoria de imprensa, a própria gestão da Câmara fez adequações, reduzindo despesas, para arcar com esse ônus.

Sem resposta

O senador Alessandro Vieira, presidente da Executiva Estadual do Cidadania em Sergipe, informou, através de nota enviada ao Portal Infonet, que está tentado obter esclarecimentos sobre este pedido de licença do Palhaço Soneca desde o início do mês de maio. De acordo com a nota, o senador enviou ofício ao vereador para que ele pudesse apresentar documentação que comprovassem o motivo da licença. O senador continua aguardando a resposta do vereador.

Descumprindo orientação médica

No início da tarde, a assessoria de imprensa do vereador enviou nota explicando que o Palhaço Soneca apenas “descumpriu orientação médica” para participar da Festa do Mastro. Na nota, a assessoria informa que o Palhaço Soneca se sente recuperado e de consciência tranquila, acreditando que “não cometeu irregularidades”. Na nota, a assessoria informa que a decisão do parlamentar em “prestigiar a festa” foi tomada ao final da licença médica. “A única coisa que fez foi descumprir orientação médica”, finaliza a nota enviada pela assessoria do parlamentar.

por Cassia Santana
A matéria foi alterada às 11h31 do dia 02/07 para acréscimo de informações enviadas pela assessoria do senador Alessandro Vieira e às 12h14 para acréscimo de informações enviadas pela assessoria do vereador

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais