Prazo para registros de candidaturas encerra neste sábado, 26

0
As coligações e partidos têm até sábado, 26, para registrar seus candidatos (Foto: TSE)

Encerra neste sábado, dia 26, o prazo para que os partidos políticos e coligações solicitem a Justiça Eleitoral o registro dos seus candidatos. Os requerimentos podem ser transmitidos até às 8h, via internet, ou entregues presencialmente nos cartórios eleitorais até às 19h.

Até a quinta-feira, 24, apenas sete dos 11 partidos que lançaram candidatura à prefeitura de Aracaju solicitaram a Justiça Eleitoral o registro dos seus candidatos a prefeito e vice-prefeito. Para as eleições proporcionais foram solicitadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 363 registros de candidaturas de vereadores na capital. Todos os pedidos estão aguardando o julgamento da Justiça Eleitoral.

O coordenador das Eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TER-SE), Marcelo Gerard, lembra que além dos prazos, os partidos e coligações devem se atentar a documentação.

Marcelo Gerard, coordenador das eleições do TRE/SE, alerta os partidos sobre a documentação (Foto: Arquivo Portal Infonet)

“Além do prazo que encerra neste sábado, os partidos devem entregar a documentação completa, porque a ausência de documentos pode gerar o indeferimento do registro, então é preciso se atentar a isso”, orienta.

Candidatos

Os candidatos que tiveram seus nomes definidos em convenção e que não tiveram seus registros de candidatura solicitados pelos partidos e coligações podem solicitar a Justiça Eleitoral seu registro até o dia 1º de outubro.

“Se encerrado o prazo e o partido não registrou a candidatura, o próprio candidato pode solicitar ao juiz eleitoral o seu registro. Ele deve apresentar toda documentação e a ata de reunião do partido para registrar sua candidatura”, explica Gerard.

Por Karla Pinheiro

Comentários