Prefeito de Japaratuba lamenta posição de Ezequiel Leite

Hélio Sobral emitiu nota de esclarecimento sobre o assunto (Foto: divulgação)

O prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral, emitiu nota de esclarecimento nesta quinta-feira, 6, lamentando a postura do prefeito de Capela, Ezequiel Leite, em não assinar a autorização de uso do solo do município pela Vale para extração da carnalita. Ezequiel reafirmou sua posição durante reunião realizada na última terça-feira, 4, com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, o governador Jackson Barreto (PMDB) e senadores.

Confira a nota na íntegra

"Eu, Hélio Sobral Leite, prefeito de Japaratuba, atendendo ao convite do coordenador da bancada federal de Sergipe no Congresso Nacional, o senador Valadares, participei na última terça-feira (4) em Brasília, no Ministério das Minas e Energia, com as presenças do ministro Edson Lobão, do governador de Sergipe, Jackson Barreto, do prefeito de Capela, Ezequiel Leite, além de secretários de Estado e assessores do ministro, de uma reunião para discutir o impasse sobre a implantação do Projeto Carnalita no Estado de Sergipe. No referido encontro, o governador de Sergipe apresentou proposta para que a Vale, empresa que lidera o projeto e detém a concessão da lavra, construa dois centros de comercialização do potássio, respeitando o princípio de proporcionalidade, proposta esta acolhida pelo ministro de Minas e Energia.

Diante do ocorrido na reunião, lamento profundamente a posição do prefeito de Capela de não acolher a proposta do governo de adotar o sistema de proporcionalidade, no tocante à divisão do tributo gerado, o ICMS, resultante da comercialização do potássio processado pela planta industrial que a Vale, empresa privada, por questões meramente técnicas, decidiu instalar em território japaratubense.

Defendo a proporcionalidade da divisão do tributo, e desejo que este impasse seja superado o quanto antes para que Sergipe não perca um investimento estimado em mais de R$4 bilhões, além da geração de milhares de empregos".

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais