Profissionais do sistema prisional recebem medalha

Solenidade ocorreu nesta quarta-feira, 22 (Fotos: Marcelle Cristinne/ASN)

A Escola de Gestão Penitenciária (antiga Casa de Detenção), localizada no bairro América, em Aracaju, foi palco na manhã desta quarta, 22, da entrega de medalhas de Honra ao Mérito a guardas prisionais e personalidades sergipanas. A solenidade aconteceu com a presença do governador Jackson Barreto que instituiu a honraria por meio do Decreto nº 29.508, de 2 de outubro de 2013, como alta homenagem da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc).

Para Jackson Barreto, a medalha notabiliza e premia os profissionais que trabalham no sistema prisional, um serviço muito difícil, de responsabilidade e compromisso com a sociedade. “Essa homenagem que se presta hoje reflete o comportamento e a visão de justiça do secretário Benedito Figueiredo, que é um homem de formação íntegra e deu exemplos de luta em favor da democracia, liberdade e justiça. Achei uma homenagem justa e é um reconhecimento do Estado àqueles que, com esforço e coragem, zelam pela segurança da sociedade”, destacou.

Benedito Figueiredo relembrou o ex-governador Marcelo Déda 

O governador lembrou os investimentos que o Governo do Estado tem realizado no sistema prisional sergipano nos últimos sete anos. “Até o final de 2014, entre reformas, ampliações e edificações, o Governo do Estado terá investido cerca de R$ 64 milhões em obras estruturantes no sistema prisional sergipano, entre recursos estaduais e oriundos de convênios celebrados com a União”.

O secretário de Estado da Justiça, Benedito Figueiredo relembrou o ex-governador Marcelo Déda que autorizou a criação da Medalha do Mérito do Guarda Prisional. “Tivemos uma tentativa de fuga e relatei ao governador, via e-mail, o primoroso trabalho realizado pelos agentes prisionais, inclusive alguns foram feridos e outros reféns durante o trabalho. Tive como resposta a autorização para homenagear os agentes e ele ainda me pediu que pesquisasse o tipo de condecoração mais apropriada. Na época, ele estava em tratamento em São Paulo, mas mesmo assim, fez questão de me responder. Guardarei a troca de e-mails com muito carinho”, contou emocionado.

Homenageados

Foram homenageados com a Medalha do Mérito do Guarda Prisional o governador Jackson Barreto; a secretária da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino; o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy; o comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes; o secretário-adjunto da Segurança Pública, João Batista; o diretor do Desipe, Manoel Lúcio Neto; o capitão Marco Antônio de Souza Carvalho; o capitão Luiz Henrique de Oliveira Rocha; o coronel Antônio Sávio Santos; o diretor do Presídio Leite Neto, Jair Bispo dos Santos; os guardas prisionais, José Fernandes de Almeida, Décio de Oliveira Santos, José Willams do Nascimento, Eliel Alves.

Com informações da ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais