Regulamentação da lei que proíbe uso de canudos sairá antes do prazo

Alan Alexander informa o trabalho que está se fazendo de conscientização aos comerciantes (Foto: ascom Shopping Riomar)

Mesmo sem a regulamentação da nova lei de proibição dos canudos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) já iniciou o trabalho de conscientização dos representantes dos estabelecimentos comerciais da Orla da Atalaia.

O secretário Alan Alexander Mendes Lemos acredita que o prefeito assine a regulamentação antes do prazo máximo estipulado,- seis meses. “Enquanto a regulamentação está sendo elaborada a Sema trabalha em paralelo a conscientização ambiental”, diz.

Na última sexta, 09, a equipe da Educação Ambiental da Sema, realizou uma ação do programa Praia Limpa voltada, especificamente, para conscientizar representantes dos estabelecimentos comerciais sobre a lei 5.203/19, que proíbe o fornecimento de canudos. “Somente depois da regulamentação vigente que poderemos fazer o outro trabalho que nos cabe, que é o acompanhamento de controle, onde também poderemos autuar os comerciantes. Mas o nosso objetivo maior é a educação ambiental e não punitivo”, afirma.

A lei que foi aprovada na Câmara de Aracaju e, aguarda o decreto de regulamentação assinado pelo prefeito, proíbe o fornecimento de canudos em hotéis, restaurantes, bares, padarias, casas noturnas, salões de dança e a vendedores ambulantes.

O secretário acredita que essa lei seja o início da conscientização sobre a utilização do plástico de maneira mais ampla. “Certamente vemos o canudo como um passo para a consciência de que precisamos substituir plásticos e similares. Além dos estabelecimentos comerciais, continuaremos trabalhando essa conscientização através de peças nas visitas dos alunos ao parque da Sementeira”, completa.

por Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais